No último sábado, dia 21, o estacionamento do Terminal Intermodal viu a passagem de milhares de pessoas durante as ações do projeto “Paraná Rosa,” uma iniciativa do Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Maringá, voltada para conscientizar as mulheres sobre a prevenção do câncer de útero e mama. O Centro Universitário Cidade Verde (UniCV) participou ativamente, oferecendo 333 atendimentos nas áreas de Direito, Saúde e Psicologia.

Sob a coordenação da Diretoria de Extensão, 14 professores e 31 estudantes dos cursos de Biomedicina, Direito, Educação Física, Fisioterapia e Psicologia se envolveram nas atividades, beneficiando mais de trezentas pessoas no estande do Centro Universitário, durante o horário das 9 às 17 horas.

Na área de Educação Física, houve abordagens sobre a importância de uma vida fisicamente ativa, conscientizando sobre as atividades físicas adequadas para cada público e realizando testes de IMC (Índice de Massa Corporal) com orientações sobre os resultados.

A Psicologia ofereceu atendimentos e orientações sobre saúde mental, escuta qualificada, triagem e encaminhamento para a clínica-escola da instituição.

Na área de Direito, foram prestados acolhimento, atendimento e orientações jurídicas nas áreas de Família, Consumidor e Previdenciário. Além disso, os estudantes e professores de Biomedicina realizaram exames rápidos de Tipagem Sanguínea e Glicemia Capilar, fornecendo orientações sobre os resultados.

Na área de Fisioterapia, as orientações incluíram dinâmicas sobre questões posturais, prevenção de Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e melhorias na qualidade de vida.

Os participantes expressaram sua gratidão pela oportunidade. Vanessa Gomes Falcão, que verificou a glicemia, destacou a importância de cuidar da saúde, especialmente quando a vida é agitada. Maria Aparecida de Jesus, que recebeu massagem na área de fisioterapia, apreciou a chance de aliviar seus sintomas crônicos de fibromialgia.

A diretora de Extensão, Luzia Deliberador, enfatizou a importância da participação da instituição em eventos como esse, demonstrando satisfação com o engajamento de professores e alunos.

Os estudantes também expressaram sua alegria em participar das ações do Paraná Rosa. Vinícius Silva Cecoski, estudante de Direito do 5º ano, destacou a oportunidade de aplicar o aprendizado em casos reais. Carlos Henrique Magalhães, aluno de Biomedicina, enfatizou o valor da experiência de lidar diretamente com as pessoas. Darkila Machado, do 4º ano de Psicologia, considerou a extensão como uma maneira enriquecedora de começar a praticar a profissão e ajudar as pessoas, enquanto Emerson Antonelli, de Educação Física, na modalidade de Educação a Distância, falou do prazer de estar numa atividade presencial e levar àS pessoas o que tem aprendido, especialmente no campo da qualidade de vida por meio da atividade física.

As atividades realizadas pela instituição no âmbito do Paraná Rosa fazem parte do projeto de extensão “UniCV em Ação,” que visa integrar a instituição com a comunidade, oferecendo serviços em diversas áreas, abrangendo o social, saúde, direito, psicologia e contabilidade, entre outros.