O QUE É ESTÁGIO?

O estágio é o ato educativo curricular supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, e visa propiciar ao aluno a participação em situações simuladas e reais de vida e trabalho, vinculadas à sua área de formação.  

É um componente do projeto pedagógico de cada curso de graduação, devendo ser inerente ou complementar à formação acadêmica profissional, como instrumento de articulação entre teoria e prática, onde os estudantes podem colocar em prática os conhecimentos adquiridos em seu curso. É fundamental para o estudante ter a vivência no mercado de trabalho da área do seu curso e obter experiência na área.   

 Os Estágios são regidos pela Lei 11.788/2008 e no âmbito do UniCV são acrescidos o Regulamento de Graduação e o Projeto Pedagógico dos Cursos de Graduação. 

Para ser estagiário, é necessário estar matriculado em um curso do ensino superior, educação profissional, educação especial, ensino médio ou nos últimos anos do ensino fundamental. 

FORMAS DE ESTÁGIO:

Sua organização é definida no projeto pedagógico de cada curso e, pautado nas Diretrizes Curriculares de cada curso de graduação. O Estágio é realizado com o acompanhamento do orientador, docente do UniCV.

O estagiário tem um supervisor no campo de estágio; O aluno deve estar matriculado na componente curricular Estágio.

A contratação do seguro contra acidentes pessoais em favor do estagiário poderá ser feita pelo UniCV ou pelo concedente; É celebrado, mediante existência de convênio, plano de atividades e termo de compromisso de estágio. 

Todas as regras referente ao estágio remunerado são determinadas pela lei n.º 11.788. A jornada de estágio não obrigatório tem o limite de 6 horas diárias para estudantes de ensino médio e superior, não podendo ultrapassar de 30 horas semanais. 

É obrigatório o pagamento de uma bolsa e também o auxílio trasporte ao estagiário esses valores são firmados no Termo de Compromisso de Estágio (TCE).

A cada 12 meses de estágio o estudante tem o direito do recesso remunerado que é o período de 30 dias de férias não podendo ser descontados valores da bolsa nesse período. A duração do estágio é no máximo 2 anos na mesma empresa enquanto sua matrícula estiver vigente.

Para maiores informações sobre o Estágio não Obrigatório acessar https://unicv.edu.br/soep/nucleo-de-trabalhabilidade/

O Estágio Supervisionado é componente curricular obrigatório, indispensável à consolidação dos desempenhos profissionais desejados, inerentes ao perfil do formando, que visa proporcionar ao aluno formação prática, com desenvolvimento das competências e habilidades necessárias à atuação profissional.       

O Estágio Supervisionado constitui uma das modalidades de prática a ser realizada em unidades escolares dos sistemas de ensino e empresas sob a forma de uma ação desenvolvida enquanto vivência profissional prolongada, sistemática, intencional e acompanhada.

Ele objetiva um conhecimento do real em situação de trabalho. Revela-se como espaço de construção do acadêmico enquanto sujeito que tem domínio de sua própria prática e de seu papel social.

INICIANDO O ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO:

Prezado (a) aluno (a),

O Estágio Obrigatório é um dos momentos mais significativos do seu curso, é neste momento que você aplicará na prática todo o conhecimento adquirido até aqui, por isso, compartilhamos abaixo todas as informações necessárias para a realização do Estágio Obrigatório. Antes de iniciar as atividades no campo de estágio, será necessária a apresentação de cinco (04) documentos, sendo eles: TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO – (TCE), CARTA DE APRESENTAÇÃO, PLANO DE ESTÁGIO, TERMO DE CIÊNCIA COVID19 DO ALUNO E DA CONCEDENTE. Leia com muita atenção as informações e, se tiver dúvidas, envie mensagem ao seu tutor pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem. Ressaltamos que todos os documentos também estarão disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Para realizar o Estágio Curricular Obrigatório, o estudante deverá:

  • Verificar a existência de convênio com a unidade concedente, observando o período de vigência. Você poderá ter acesso a estas informações, na planilha disponível nesta página. Clique no seu estado, e confira o nome das instituições que já são conveniadas.
  • Caso a instituição que você pretenda estagiar ainda não tenha Convênio Amplo de Cooperação Técnica com o UniCV,  você deverá fazer o cadastro da instituição preenchendo todas as informações solicitadas. Para tal clique em “FORMULÁRIO DE CADASTRO” e preencha com os dados solicitados. Tais informações serão direcionadas ao Setor de Estágio Obrigatório que cuidará das tratativas para a celebração do Convênio Amplo de Cooperação Técnica.

Celebrado o Convênio Amplo de Cooperação Técnica com a instituição onde acontecerá o estágio, é o momento de organizar os documentos necessários para iniciar as atividades de estágio. Confira abaixo quais os procedimentos e os documentos solicitados pelo UniCV: 

Termo de Compromisso de Estágio (TCE) – 

O que é e como preenchê-lo?

O Termo de Compromisso – TCE é o principal e deve ser utilizado em qualquer modalidade de estágio.
O Termo de Compromisso de Estágio é um documento obrigatório, de caráter jurídico e oficial, celebrado entre o estudante e a unidade concedente do estágio, com interveniência obrigatória do UniCV. É o principal documento que rege a relação de estágio entre o estudante, a IES e a unidade concedente. O preenchimento e a assinatura do TCE são obrigatórios para qualquer tipo de estágio (Lei Federal 11.788/2008).

Este documento regulamenta as condições para a realização do estágio, menciona expressamente o convênio acordado, além de assegurar que a permanência do estudante no período de realização do estágio não gera vínculo empregatício com a unidade concedente do estágio.

Por se tratar de um documento jurídico, deve ser preenchido corretamente. Todos os espaços devem estar devidamente preenchidos.

IMPORTANTE: No Termo de Compromisso deverá constar a razão social da unidade concedente, conforme convênio, não o nome fantasia.

O Termo de Compromisso será assinado por Plataforma Digital. Para tal é necessário que  seja informado o e-mail correto do estudante e do concedente

A assinatura pela  Plataforma Digital é a maneira mais rápida e confiável de preencher formulários e assinar documentos online — em qualquer dispositivo, em qualquer lugar do mundo. O documento chegará para a assinatura no e-mail conforme orientações abaixo:

PASSO A PASSO PARA ASSINAR SEU TCE – TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO  PELA PLATAFORMA DIGITAL

Você receberá o documento, no e-mail cadastrado deverá abri-lo clicando em visualizar documento: \\nFCV-DOM01\usuarios$\tutor01\Desktop\doc.PNG

Após, como na imagem abaixo, deverá clicar no botão verde à esquerda, para inserir sua assinatura.  \\nFCV-DOM01\usuarios$\tutor01\Desktop\tempsnip.png

Aparecerá a tela abaixo, onde tem o X você irá preencher com seus dados, a esquerda onde mostra a flecha, você clicará nele para aparecer sua assinatura, logo após clique em estou de acordo – Assinar, e pronto! O documento já estará assinado.

Quando forem coletadas todas as assinaturas, a Plataforma Digital enviará uma mensagem que o documento foi assinado por todos. Neste momento, o estudante e as demais pessoas que assinaram o documento, poderão baixar e salvar uma via do TCE e, caso seja necessário imprimi-la. 

PASSO A PASSO PARA  ASSINAR SEU TCE – TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO  – VIAS FÍSICAS

Na impossibilidade do TCE ser assinado por Plataforma Digital, o mesmo poderá ser assinado em vias físicas. Para tal o aluno deverá imprimir 03 (três) vias do TCE, preencher corretamente o documento com todas as informações solicitadas, o qual não pode ter rasuras. Assinar as 03 (três) vias do termo, coletar assinatura da concedente também nas 03 (três) vias e, encaminhar as 03 (três) vias pelo correio ao seguinte endereço: 

Av. Horácio Raccanello Filho, 5410, Zona 07 – Maringá –PR CEP: 87020035

A/C – Setor de Estágio Obrigatório

Assim que o documento chegar ao Setor de Estágio Obrigatório, as informações serão conferidas e, estando corretas, o documento será validado e encaminhado para assinaturas. Após coletadas todas as assinaturas, o setor de estágio obrigatório encaminhará ao aluno, pelos correios, as vias  do concedente e do aluno.

IMPORTANTE: O estudante somente estará apto a iniciar o estágio, com o Termo de Compromisso (TCE)  assinado pela coordenação/Direção de Curso do UniCV. A via da concedente – instituição que acontecerá o estágio-  deve ser entregue  no primeiro dia do estágio.

Utilizar somente o modelo do Termo de Compromisso aprovado pelo UniCV e disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

O que é e como preenchê-la?

É um documento com informações sobre o (a) estudante, que será entregue à instituição escolhida para o desenvolvimento das atividades previstas pelo Estágio Curricular Supervisionado, com o objetivo de apresentá-lo oficialmente.

O que é e como preenchê-lo?

É um planejamento das atividades que serão desenvolvidas pelo estagiário durante o período de estágio. O plano de Estágio é uma diretriz de tarefas que precisam ser cumpridas  durante o período definido para o estágio. Ressaltamos a importância do preenchimento correto das informações, especialmente no que diz respeito ao horário em que o estudante estará realizando a atividade de estágio. 

O que é e como preenchê-lo? 

É uma medida de proteção jurídica para estudante, campo de estágio e instituição de ensino. Sinaliza transparência e compromisso ético no modo de atuação entre as partes envolvidas no estágio.  O estudante deverá baixar o termo e preencher corretamente as informações. Clique aqui 

A declaração de Estágio é um documento para ser entregue no local onde o acadêmico (a), nele constará todas as informações sobre o local, carga horária e período que o acadêmico realizará as atividades de Estágio. Por isso, é de suma importância que o mesmo seja preenchido corretamente. Clique aqui 

A declaração de desistência, é um documento onde o aluno se responsabiliza por não acatar a indicação do campo de estágio, declarando estar ciente que desistindo da vaga ofertada pela UniCV não conseguirá cumprir a carga horária estabelecida no Projeto Pedagógico do Curso – PPC dentro do prazo informado no calendário acadêmico modular. O acadêmico deverá preencher o documento com todas as informações solicitadas e enviar ao seu tutor. Clique aqui 

É um instrumento que visa orientar o estagiário sobre os procedimentos necessários para cumprimento de todas as etapas do estágio, no que diz respeito, as atitudes necessárias para o bom desempenho de suas atividades e para a formação profissional. Clique aqui 

FUNDAMENTOS LEGAIS DO ESTÁGIO UNICV

LISTA DE CURSOS COM ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

Nome do CursoGrauDuraçãoACC (hs)TCC/TFGESTAGIO SUPERVISIONADO
Engenharia de ProduçãoBacharelado5 anos200SimSim
Engenharia de ComputaçãoBacharelado4 anos200NãoNão
Engenharia de SistemasBacharelado4 anos200NãoNão
Engenharia de SoftwareBacharelado4 anos200NãoNão
Engenharia em Design DigitalBacharelado4 anos200NãoNão
Engenharia de AplicaçãoBacharelado4 anos200SimSim
Eng. de Man. e Diagnóstico IndustrialBacharelado4 anos200SimSim
Educação FísicaBacharelado4 anos200Sim Sim
Educação FísicaLicenciatura4 anos200SimSim
AdministraçãoBacharelado4 anos200NãoNão
Ciências ContábeisBacharelado4 anos200NãoSim
PedagogiaLicenciatura4 anos200NãoSim
Serviço SocialBacharelado4 anos200SimSim
PsicopedagogiaBacharelado4 anos100NãoSim
Ciências da ReligiãoLicenciatura4 anos200NãoSim
Ciências EconômicasBacharelado4 anos200SimSim
Educação EspecialLicenciatura4 anos100NãoSim
HistóriaLicenciatura4 anos200NãoSim
Letras - Língua Portuguesa e LibrasLicenciatura4 anos100NãoSim
Letras - Português e EspanholLicenciatura4 anos100NãoSim
Letras - Português e InglêsLicenciatura4 anos100NãoSim
MatemáticaLicenciatura4 anos100SimSim
Artes VisuaisLicenciatura4 anos100SimSim
FilosofiaLicenciatura4 anos200NãoSim
GeografiaLicenciatura4 anos100SimSim
SociologiaLicenciatura4 anos200NãoSim
Gestão da Produção IndustrialTecnólogo3 anos100NãoNão
Gestão HospitalarTecnólogo3 anos100NãoNão
BiblioteconomiaBacharelado3 anos100NãoSim
Gestão de Recursos HumanosTecnólogo2 anos100NãoNão
Gestão PúblicaTecnólogo2 anos100NãoNão
LogísticaTecnólogo2 anos100NãoNão
Gestão AmbientalTecnólogo2 anos100NãoNão
Gestão ComercialTecnólogo2 anos100NãoNão
Gestão de Segurança PrivadaTecnólogo2 anos100NãoNão
Gestão FinanceiraTecnólogo2 anos100NãoNão
MarketingTecnólogo2 anos100NãoNão
Marketing DigitalTecnólogo2 anos100NãoNão
Processos GerenciaisTecnólogo2 anos100NãoNão
Serviços JurídicosTecnólogo2 anos100NãoNão
Comércio ExteriorTecnólogo2 anos100NãoNão
Gestão da QualidadeTecnólogo2 anos100NãoNão
Gestão de Serviços Jurídicos e NotariaisTecnólogo2 anos100NãoNão
Negócios ImobiliáriosTecnólogo2 anos100NãoNão
Segurança PúblicaTecnólogo2 anos100NãoNão
Coaching em Desenvolvimento Humano Tecnólogo2 anos100NãoNão
Gestão de CooperativasTecnólogo2 anos100NãoNão
Gestão de Investimento Tecnólogo2 anos100NãoNão
Gestão de Lojas e Pontos de Vendas Tecnólogo2 anos100NãoNão
Gestão de Varejo Tecnólogo2 anos100NãoNão
SecretariadoTecnólogo2 anos100NãoNão
Serviços PenaisTecnólogo2 anos100NãoNão
Estética e CosméticaTecnólogo2,5 anos100NãoNão
Análise e Desenvolvimento de SistemasTecnólogo2,5 anos160NãoNão
Gestão da Tecnologia da InformaçãoTecnólogo2,5 anos160NãoNão
Rede de ComputadoresTecnólogo2,5 anos160NãoNão
Big Data e Inteligência AnalíticaTecnólogo2,5 anos160NãoNão
Internet das CoisasTecnólogo2,5 anos160NãoNão
Jogos DigitaisTecnólogo2,5 anos160NãoNão
Sistemas para InternetTecnólogo2,5 anos160NãoNão

RELAÇÃO DE CONVÊNIOS PARA REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

- EMPRESAS CONVENIADAS

Selecione um estado e veja as empresas conveniadas presentes nele.

Se a empresa ou instituição que você pretende estagiar não seja conveniada Clique Aqui e preencha o formulário.       

PERGUNTAS FREQUENTES

O Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório é aquele que está na matriz curricular e faz parte da carga horária do curso.

Estágio obrigatório é aquele definido como tal no projeto do curso, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma. Estágio não obrigatório é aquele desenvolvido como atividade opcional e remunerada.

Termo de Compromisso; 

Plano de Atividades previstas para a realização do estágio; 

Carta de Apresentação;

Ficha de Registro das atividades de estágio; 

Fichas de Avaliação do Estagiário; 

Ficha de frequência; 

Apólice de Seguro. O estudante não pode ir para o campo de estágio sem estar assegurado. A contratação do seguro é de responsabilidade da instituição de ensino.

O Tutor do Estágio.

É o profissional formado na área e que atua no espaço/instituição/empresa onde o estudante realizará o estágio. Há cursos em que é exigido que o supervisor que acompanhará o Estágio Obrigatório esteja devidamente registrado no Conselho Regional de sua classe.

A carga horária do Estágio Curricular obrigatório é definida pelas Diretrizes Curriculares de cada Curso.  Em relação ao cumprimento da carga horária semanal orienta-se que não seja superior a 4h diárias, para não prejudicar os estudos e demais atividades do aluno.

Não. O estágio é uma disciplina do curso, prevista no projeto pedagógico e obrigatório por Lei. Como tal, não há como fazer dispensa desta disciplina por estar trabalhando na área.

Em caso de reprovação ou de não cumprimento das atividades no período de oferta do componente curricular, o estudante deverá matricular-se na disciplina no período letivo subsequente ou quando de sua próxima oferta. O estudante deverá requerer formalmente sua matrícula em Regime de Dependência.

A diferença entre o bacharelado e a licenciatura está no foco de atuação. Enquanto um bacharel tem uma atuação mais abrangente, quem se forma numa licenciatura opta por ministrar aulas.

Ficha de Frequência devidamente preenchida e assinada;

Relatório Final devidamente preenchido

Plano das aulas

Plano de Regência

Declaração de Conclusão do Estágio Supervisionado 

Demais documentos de acordo com a Resolução de Estágio de cada Curso de Graduação.

O Estágio Supervisionado é uma atividade de aprendizagem que se desenvolve por meio da participação do estudante em situações reais de trabalho da sua futura área de atuação profissional e oportuniza o desenvolvimento de experiências com vistas à complementação de seu aprendizado e ao seu crescimento profissional e pessoal. Neste sentido, é de suma importância que os gestores de polo tenham a ciência dos espaços que os alunos estão estagiando, mantenham uma proximidade com tais espaços e acompanhem o desenvolvimento das atividades para que este período seja rico em aprendizados e contribua para a formação do novo profissional.

O Convênio é um instrumento jurídico a ser celebrado entre a instituição de ensino e a entidade/empresa que concederá estágios para os alunos que necessitam fazer estágio curricular obrigatório.

Neste sentido, o gestor pode favorecer a celebração do Convênio mantendo uma relação muito próxima com as entidades/instituições/empresas onde os seus alunos poderão estagiar. Estas parcerias são de suma importância para a formação dos nossos alunos, pois quando o gestor transita por esses espaços ele fortalece a sua imagem como agente de ação em sua comunidade, e ainda contribui para a empregabilidade dos alunos, uma vez que é comum muitos alunos serem contratos quando concluem o período do estágio obrigatório.

Orientações para efetivar o Convênio de Cooperação Técnica:

1-) Fazer uma conversa inicial com as instituições/empresas

2-) Encaminhar o contato e as informações desta primeira conversa para o Setor de Estágio Obrigatório, no seguinte e-mail  prof_izabeth@unicv.edu.br

3-) A instituição de ensino entrará em contato com a instituição/empresa para oficializar a solicitação da parceria;

4-) A instituição de ensino encaminhará a Minuta do Termo de Convênio de Cooperação Técnica e se responsabilizará por todas as tratativas até a celebração da parceria e assinatura do Convênio.

O UniCV assina como interveniente, não se intervém em um documento que ainda não foi celebrado entre as partes (estudante e concedente), portanto o UniCV é o último a assinar.

Locais onde o estágio pode ser realizado. São as entidades de direito privado, os órgãos da administração pública, as instituições de ensino e a comunidade em geral, desde que apresentem condições para ser campo de estágio.

Todos os convênios para estágios de graduação firmados pelo UniCV, estão disponíveis na página da Central de Estágio. É só acessar o Mapa e clicar em seu estado de origem.  

Qual a duração dos Estágios ?

A carga horária do Estágio Curricular Obrigatório e Estágio Curricular não Obrigatório deverá ser de até 4 (quatro) horas diárias e 20 (vinte) horas semanais.

Excepcionalmente, e a critério e responsabilidade do Colegiado de Curso, poderá a jornada do estágio ser estendida até 6 (seis) horas diárias e 30 (trinta) horas semanais.

No caso de Estágio Curricular Obrigatório, a carga horária está prevista no Projeto Pedagógico do Curso. Orientações disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem.