Comitê de Ética e Pesquisa - CEP

DÚVIDAS FREQUENTES

Quaisquer pesquisas com seres humanos ou animais devem ser submetidas ao comitê de ética. Destaca-se que as pesquisas devem ser avaliadas independentemente do caráter de aproximação metodológica, ou seja, ao ter a presença de pessoas, seja para métodos de observação, levantamento de informações ou experimentações, as pesquisas devem ser submetidas. Vale lembrar que pesquisas que não envolvem pessoas diretamente, mas acontecem com base em dados sigilosos, como prontuários ou outros documentos devem passar pelo CEP-UniCV.

O tempo para avaliação dos pares e possível aprovação acontece entre 20 e no máximo 60 dias. Durante esse período você não pode realizar o levantamento ou experimento diretamente com os participantes, recomenda-se um período de dedicação de leitura e aprofundamento teórico, assim como fichamento e outras atividades que podem contribuir com a sua pesquisa.

O material será avaliado conforme as resoluções e recomendações do Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) e resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde (CNS). Para saber mais, consulte o passo a passo em “Orientações para submissão”.

Nas pesquisas de graduação, o pesquisador responsável é o orientador ou coorientador da pesquisa. Já em pesquisas em nível de pós-graduação, mestrado ou doutorado, a responsabilidade é do autor da pesquisa.

Neste caso recomenda-se a criação de uma emenda (que será feita dentro da Plataforma Brasil). As alterações devem ser justificadas e ter o esclarecimento adequado à proposta da pesquisa.

Não. A pesquisa só pode começar quando o projeto estiver adequado e com as correções realizadas. Quando o documento está em análise ou em situação de pendência apenas a parte teórica pode ser realizada.

Pesquisadores deverão rever e escrever um novo projeto, acatando os comentários e observações feitas pelos avaliadores. O material pode ser enviado novamente para análise via comitê de ética, contudo deverá ser criado um novo procedimento.