O mercado de trabalho tem mostrado que empreender no setor educacional gera  resultados, já que nos últimos anos é notório o número de novos cursos ofertados pelas Instituições de ensino superior, além da abertura de novas escolas e faculdades. Sem contar as diversas possibilidades que o digital oferece com cursos e materiais on-line, abrindo novos leques de atuação. 

O segmento de educação tem alto potencial de retorno e a prova disso é que o setor  cresceu 13,2% em faturamento em 2022, conforme levantamento realizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). Ainda de acordo com o último estudo, os serviços educacionais contabilizaram 15.417 operações. 

A Educação é uma área com crescimento muito acima do PIB nos últimos anos, e o mercado brasileiro está entre os maiores do mundo e movimenta mais de R$ 100 bilhões por ano, sem incluir a área governamental, conforme citado pela Revista Exame. 

Não se pode negar que as tecnologias mudaram a forma como as pessoas interagem com o mundo e consequentemente estão mudando também a área da educação. Nesse cenário, as instituições de ensino estão buscando se reinventar e com isso oportunidades de empreender no setor. 

“Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante”. A célebre frase de Paulo  Freire, um dos mais notáveis educadores brasileiros, revela a importância da educação  como promotora de sentido, que possibilita o verdadeiro desenvolvimento humano. Assim, a busca por aprimoramento profissional e capacitações é uma demanda que não  tem fim, e justamente por isso é um negócio que está sempre em alta. 

As 3 áreas promissoras do empreendedorismo educacional  

Segundo reportagem veiculada na Revista Exame, existem hoje três tendências na área  da educação que devem nortear o empreendedorismo. A primeira delas são as soluções  tecnológicas, lançadas por startups que desenvolvem plataformas, softwares e aplicativos para conteúdos, sistemas de ensino, sistemas de avaliação de desempenho, sistemas de gestão e uma infinidade de outras áreas. 

A segunda grande tendência é a Neuroeducação, conceito de destaque atualmente no  setor educacional, que trata da neurociência aplicada aos processos de aprendizagem, ou seja, o estudo do que ocorre com o cérebro no momento do estímulo. Os avanços e descobertas da neurociência ligadas ao processo de aprendizagem, que antes eram desconhecidas, representam um universo de possibilidades que não pode mais ser ignorado.

A terceira tendência tem o foco no ensino voltado para o desenvolvimento das  habilidades cognitivas e socioemocionais, as chamadas habilidades do século 21, que  direciona o aprendizado para o desenvolvimento da capacidade de análise e síntese,  pois os profissionais precisam ter a mente mais flexível e  raciocinar sobre questões das quais jamais ouviram falar, o que já  acontece em países que são referências na educação, como na Finlândia, por exemplo. 

Oportunidades 

Para quem está em busca de opções, vale conhecer o cardápio de franquias do setor, que tem explorado o universo educacional de forma criativa e dinâmica. Há desde escolas de idiomas a startups interessantíssimas, e os valores são bem diversificados, o que pode ser uma opção para quem também não tem muito dinheiro para investir.  

Existem empresas que trabalham com assinatura de livros para crianças, como, por  exemplo, a TAG-Experiência Literária que manda um livro surpresa por mês para seus  assinantes, foi fundada por três gaúchos em julho de 2014. Hoje, eles faturam R$ 1,4 milhão por mês. Outro exemplo é a Happy Code, franquia de educação com foco no mercado infantil, que oferece cursos para as crianças de programação, criação de games e construção de drones. 

Outra ideia foi o lançamento da plataforma Me Passa Aí, que dá aulas de reforço online para universitários e ajuda estudantes de todo o Brasil dos cursos de Engenharia, Administração e Direito.  

Aulas particulares e cursos on-line  

A demanda por aulas e cursos no ambiente virtual aumentou bastante. Existe uma grande procura por professores particulares em várias áreas de conhecimento, principalmente em decorrência das lacunas deixadas pela pandemia do novo Coronavírus. E a vantagem é que é possível ensinar sobre literalmente qualquer assunto. 

  Plataforma inovadoras e games  

Games e plataformas inovadoras para ensinar as gerações mais novas é uma ótima  alternativa para aumentar o interesse e alavancar o conteúdo no aprendizado. Uma  forma de fazer com que as crianças e adolescentes aprendam brincando. 

Venda de materiais de estudos 

Existem editoras e outras empresas de educação que elaboram produtos e oferecem a oportunidade para revenda, sendo possível comercializar conteúdos educacionais de forma legal, com autorização. 

Dica

Se você deseja investir na área, esteja atento às tendências do universo da  educação, ao que dizem os grandes órgãos internacionais que constantemente realizam estudos, sinalizando inúmeras oportunidades de negócio. Ao que tudo indica, os negócios neste setor devem estabelecer vínculos com as atividades produtivas, meio ambiente e sustentabilidade, saúde e longevidade, valores e culturas.

Gostou da leitura? Espero que tenha ajudado você!