A formação destina-se a profissionais de saúde e educação que desejam se aperfeiçoar nesta área; método é reconhecido pela comunidade científica mundial

Imagem: iStock

O diagnóstico do autismo está em crescimento, demandando profissionais capacitados para lidar com o problema. Assim, o UniCV – Centro Universitário Cidade Verde lançou ontem (02/04) o curso de pós-graduação em ABA aplicada ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) para formar equipes multiprofissionais.

A especialista Jéssica Barbetto apresentou o método ABA como o mais eficaz no tratamento do autismo, reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e comunidade científica. Atualmente, 1 a cada 36 crianças até oito anos é diagnosticada com TEA, segundo o CDC (Centro de Controle de Doenças e Prevenção) dos EUA, que serve como referência para o Brasil

O curso visa capacitar profissionais para melhorar a qualidade de vida de pessoas com TEA, alinhando condutas e comportamentos. O autismo manifesta-se de forma única em cada pessoa, segundo frisou a especialista, exigindo abordagens personalizadas e equipes multiprofissionais.

Segundo Jéssica Barbetto, a terapia ABA permite criar planos individuais para ensinar habilidades essenciais, modelar comportamentos e autorregular comportamentos desafiadores.

A formação destina-se a professores, psicopedagogos, psicólogos e demais profissionais da saúde e da educação que desejam se especializar em Transtorno do Espectro Autista e na aplicação de técnicas e métodos envolvendo a terapia ABA.

Segundo a coordenadora Daniella Alvarenga, a especialização em ABA pode impulsionar a carreira desses profissionais, proporcionando mais facilidade e segurança no atendimento a crianças e adolescentes com TEA.

O curso é oferecido nas modalidades presencial e EAD, com condições especiais para inscrições durante esta semana. Mais informações podem ser obtidas aqui.