Estudantes e professores de Pedagogia e Psicomotricidade e Ludicidade na Educação Infantil do UniCV se reuniram nesta quarta-feira (03) em uma roda de conversa para debater a inclusão nas escolas. O encontro contou com palestra da terapeuta ocupacional Letícia Abreu, convidada a abordar o tema “Para Além dos Diagnósticos: A Efetividade da Educação Inclusiva”.

Conforme a professora Débora Francischini Boian, coordenadora do projeto, o objetivo foi incentivar reflexões e debates acerca da educação inclusiva, superando a ênfase nos diagnósticos, a fim de ressaltar a relevância do trabalho pedagógico para o desenvolvimento integral das crianças, por meio de práticas mais inclusivas e igualitárias.

A palestrante observou que há dificuldades nas escolas de adaptar as atividades curriculares para as crianças neurodivergentes. Nesse sentido, ela buscou apresentar aos participantes a importância de entender sobre outros aspectos do desenvolvimento infantil, a fim de que se possa refletir e pensar em ações que possam efetivamente acolher e promover o desenvolvimento das crianças com algum tipo de deficiência.

Durante a roda de conversa, os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar experiências e pensar nas melhores práticas e recursos que possam contribuir para atender às necessidades individuais dos alunos.

“Ao promover reflexões e debates significativos, o evento teve como propósito fortalecer o compromisso com uma educação que valorize a diversidade, a equidade e o respeito pelos direitos de todos os alunos com deficiências”, enfatizou Débora Boian.

Já a coordenadora dos cursos de Pedagogia e Psicomotricidade e Ludicidade, Daniella Alvarenga, comentou que o momento foi inspirador e se integrou aos propósitos de uma formação mais humanizada defendida pela instituição.