Iniciativa dirigida a estudantes faz parte de um projeto que visa preparar futuros educadores para enfrentar esse problema e levar informações à comunidade

Estudantes de Pedagogia e Psicomotricidade e Ludicidade assistem a palestra com conselheiras tutelares

Os cursos de Pedagogia e Psicomotricidade e Ludicidade do UniCV – Centro Universitário Cidade Verde – promoveram palestras com duas conselheiras tutelares de Maringá para tratar sobre prevenção e combate ao abuso sexual infantil. A iniciativa faz parte de um projeto de extensão que visa preparar futuros profissionais da educação para enfrentar esse problema e levar informações à comunidade.

Fabielli Bittencout

Lia Chicoski

As conselheiras Fabielli Bittencout e Lia Chicoski palestraram sobre “Protocolos do Conselho Tutelar e a Escuta especializada”. Segundo elas, preparar os futuros professores para saber como identificar possíveis vítimas de abuso sexual em sala de aula e saber como ajudá-las é essencial.

O objetivo do projeto denominado “Criança Protegida: prevenção e combate ao abuso sexual” é atuar com ações preventivas à violência sexual infantil.  “O projeto foi idealizado a partir do número significativo de casos de crianças e adolescentes violentados sexualmente, que estão matriculados e frequentam instituições de ensino, nas etapas da Educação Básica”, explica a coordenadora, professora Daniella Alvarenga.

Dados alarmantes

Conforme Daniella, somente nos quatro primeiros meses de 2023, o Ministério dos Direitos Humanos registrou mais de 17,5 mil violações sexuais contra crianças e adolescentes, em todo o Brasil, por meio do Disque 100, com um aumento de 68% em relação ao mesmo período do ano anterior.  A pesquisa também aponta sérios danos à saúde física, mental e emocional das crianças violentadas.

“Nossa intenção é conscientizar os estudantes e futuros educadores sobre a prevenção e o combate ao abuso sexual infantil, o que hoje se constitui em um problema de saúde pública”, destaca Daniella. Segundo ela, o projeto se baseia em pesquisas e levantamento de informações que darão suporte para a elaboração de estratégias, planos de ensino, ações e práticas pedagógicas inovadoras e reflexivas.

Profa. Daniella Alvarenga, coordenadora do projeto

Além da palestra com as conselheiras tutelares, uma outra está agendada para o dia 4 de abril, quando o tema “O Impacto na psique de uma criança vítima de abuso sexual” será abordado pela psicopedagoga Tanglia Pozza, a partir das 19 horas, no auditório Euro do campus central.

Segunda edição

O projeto encontra-se em sua segunda edição. No ano de 2023, os estudantes elaboraram planos de aula sobre a temática que foram apresentados e disponibilizados para gestores de escolas e professores da educação básica do município de Maringá. “O intuito foi instrumentalizar os professores para que estejam preparados para tratar do tema com os seus alunos”, acrescentou a coordenadora.

Neste ano, além das palestras, o projeto prevê a produção de material informativo, como folders e cartilhas, para distribuição nas escolas e comunidade, apresentando dados estatísticos, formas de identificar o abuso e números de contato dos órgãos públicos. “A intenção é também apresentar instrumentos pedagógicos que podem ser adotados em sala de aula para auxiliar os professores na abordagem do assunto”, finaliza Daniella Alvarenga.