Aulas acontecem aos sábados, nos laboratórios de informática do UniCV, sem custo para os estudantes

Curso vai preparar jovens em linguagem de programação e criação de sites; entre os monitores, estão dois egressos do projeto em 2022

Quarenta e cinco jovens atendidos na Promec (Proteção ao Menor Carente de Sarandi) iniciaram em meados de outubro um curso de capacitação em informática no Centro Universitário Cidade Verde (UniCV). O curso faz parte de um projeto de extensão oferecido pela instituição, por meio de um convênio guarda-chuva firmado há dois anos com a ONG sarandiense, que abre portas para atuação dos estudantes universitários em diversas áreas.

O objetivo geral do Programa de Informática  é capacitar os alunos da Promec nesta área, visando aprimorar sua competência digital e ampliar suas oportunidades de inserção  no mercado de trabalho e na sociedade em geral.  O curso é composto por oito módulos, ministrados aos sábados pela manhã, e se estende até 9 de dezembro, sob a coordenação do professor Leonardo Catharin.

Trata-se da segunda turma atendida neste projeto. A proposta é capacitar os alunos com habilidades práticas em programas mais avançados de computação. A nova turma aprenderá linguagens de programação e deverá estar habilitada a criação de sites no final do curso.

Os conteúdos foram desenvolvidos e são ministrados por estudantes do 4º semestre de Engenharia de Software do UniCV. A instituição também abriu as portas para jovens que participaram do projeto no ano passado, se destacaram e hoje atuam como monitores. Um deles é Andrew da Silva Job, de 18 anos. Ele ganhou uma bolsa de estudo integral ao se destacar em 2022. Hoje, Andrew é estudante do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e tem a oportunidade de ajudar outros jovens da mesma instituição por onde passou.

“Tenho o sonho de ser um grande desenvolvedor, um engenheiro de software, e a Promec juntamente com a UniCV abriram as portas para mim. É um prazer ajudar os professores este ano como um dos monitores, e dar a oportunidade a outros jovens iguais a mim. Espero que esse projeto dure muitos anos para que mais jovens de Sarandi possam se formar numa área como esta de crescente demanda. Sou grato ao UniCV pela oportunidade que recebi, e espero que um dia sintam orgulho de terem me tido como um de seus alunos”, disse Andrew.

Gustavo Reginato da Silva, do 4º Semestre de Engenharia de Software, que também fez parte de um projeto de aprendizagem para jovens prestes a entrar no mercado de trabalho, é um dos instrutores do curso.  “Assim como na minha época, vários se doaram e fizeram as coisas acontecerem, ajudando a moldar a minha vida, vejo agora a chance de expressar a minha gratidão, me doando e contribuindo com o desenvolvimento de mais jovens. Ensiná-los sobre tecnologia é aprender um pouco mais sobre a área que amo”, assinalou o estudante.

Para a diretora de Extensão, Luzia Deliberador, o envolvimento ativo dos estudantes do UniCV no projeto contribui para uma experiência de aprendizado enriquecedora a ambos os lados. A professora afirma que a extensão universitária é essencial para a comunidade acadêmica. “Tanto ajuda na formação humanizada dos futuros profissionais, quanto na transformação de vidas na sociedade. Esperamos que os jovens da Promec aproveitem bem essa oportunidade e consigam abrir horizontes em suas vidas”, enfatizou a diretora.

O Projeto de Informática tem apoio da Prefeitura Municipal de Sarandi, no transporte dos estudantes, da Digimax e Bolo da Madre.