O estudante Gabriel Vitorelli durante mentoria com a profa. Camila Chirnev, onde desenvolveu parte da ideia levada ao Inovus

Programa visa ajudar pessoas a tirar ideias do papel e se tornarem empreendedoras; entre 24 projetos inscritos, 11 foram selecionados na edição 2023

 

Estudante egresso do UniCV na área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gabriel G.Vitoretti é um dos 11 classificados para a 8ª edição do programa “Teste sua Ideia”, do Inovus-Acim – espaço de inovação da Associação Comercial e Empresarial de Maringá. O programa visa ajudar pessoas a tirar ideias do papel, realizar o estudo de viabilidade e a empreender.

O “Teste sua Ideia” é um programa de ideação do Inovus, através do qual os participantes recebem consultoria de especialistas para validar alguma ideia de produto ou negócio. Durante o período que permanece no programa, o participante pode testar, por meio de vários mecanismos, se existe viabilidade para lançar o produto no mercado. Além de participar de vários encontros e palestras, existe a chance de desenvolver o MPV, um primeiro produto, de forma simplificada, para começar a testar. Também é possível  desenvolver plano de estruturação de negócio, aprender sobre perfil de empreendedor e técnicas de Pitch, para apresentar a ideia no mercado.

Segundo Stefani Caroline Soares Teixeira, agente de negócios do Inovus, o “Teste sua Ideia” é o carro-chefe entre todos os projetos desenvolvidos naquele ambiente de inovação. Em sua oitava edição, o programa recebeu este ano 24 inscritos e selecionou 11 ideias para impulsionar. O programa tem duração de quarenta dias e nesse prazo espera-se que os participantes, com a ajuda de diversos especialistas, consigam validar suas ideias e avançar para a formalização do seu negócio. O próximo passo seria buscar a ajuda de uma aceleradora e futuramente lançar-se como startup no mercado.

Conquista

Mas chegar a classificação do projeto no “Teste sua Ideia”, segundo conta Gabriel, não foi simples. Ele teve de especificar detalhadamente cada parte do que pensa desenvolver, respondendo a um longo questionário e depois passar por uma entrevista para esclarecer melhor suas ideias. “Eu nem acreditei quando recebi o comunicado de que o meu projeto estava classificado”, exclama.

Gabriel diz que a vontade de empreender é um sonho que nasceu depois de assistir a uma aula na faculdade sobre o assunto. “A partir daí eu vi que existe um caminho a seguir: em primeiro lugar, nunca desistir; em segundo, correr atrás, buscar ajuda e seguir as orientações. Por mais que uma ideia seja boa, ela precisa ser organizada, testada e seguir etapas que assegurem que vá chegar com viabilidade ao mercado”, explica o jovem estudante, que auxilia o pai em uma oficina e pensa em criar um produto para aproximar quem oferece e quem precisa de serviços nessa área.

A aula sobre empreendedorismo a que Gabriel se referiu, foi ministrada pela professora Camila Chirnev, que é coordenadora do Smart Space – espaço de inovação e empreendedorismo do UniCV – e se tornou sua orientadora no programa de Mentoria mantido por este organismo dentro da instituição.

Gabriel iniciou a mentoria pouco antes de se formar. Ele colou grau em agosto passado, mas continua como aluno egresso no programa. Segundo Camila, “foi uma satisfação saber da classificação do Gabriel”. Ela explica que a mentoria ajuda o aluno a abrir a mente, organizar as ideias, desenvolver planos de negócios e ir em frente com mais segurança e assertividade. “Esperamos que o Gabriel consiga validar sua ideia de um novo produto, recebendo a ajuda dos especialistas do programa ‘Teste sua Ideia’. Desejamos sucesso a ele.”

Para Gabriel, estar no programa do Inovus é um passo essencial em sua carreira. “No Inovus, testaremos e validaremos se é realmente viável a ideia que tenho, antes de colocar mais tempo e dinheiro em cima do projeto. Acredito que precisarei ajustar alguns pontos, mas estou entusiasmado e confiante na possibilidade de conquistar os meus objetivos”, conclui.