Curso superior matutino será coordenado pelo Padre Zezinho – Doutor em Filosofia, numa parceria com a Arquidiocese de Maringá. Inscrições continuam abertas, para quem deseja iniciar o curso

Representantes da Arquidiocese de Maringá e do UniCV durante assinatura de convênio para oferta do curso

Os conhecimentos sobre filosofia são necessários ao exercício da cidadania, tanto que há alguns anos o ensino desta ciência voltou a ser obrigatório nas escolas. Mas, para quem quer dominar os saberes filosóficos, considerados essenciais para a vida, uma alternativa é fazer a graduação em filosofia, que inicia nesta quinta-feira (15), no Centro Universitário Cidade Verde (UniCV), em Maringá-PR. O curso presencial é uma novidade na instituição, que já ofertava e continuará ofertando a formação pelo Ensino a Distância (EAD).

A faculdade em filosofia, que terá a duração de três anos, também será ofertada aos seminaristas (futuros padres) das dioceses que integram a Associação Cultural e Educacional Paulo VI (Campo Mourão, Cornélio Procópio, Londrina, Maringá, Paranavaí e Umuarama), por meio de um  Termo de Cooperação assinado em 2023 pela instituição e a associação, que integra a Arquidiocese de Maringá.

O professor José Aparecido Pereira (Pe. Zezinho), Doutor em Filosofia e Bacharel em Teologia e Ciência da Computação, será o coordenador do novo curso de graduação do UniCV. Ele explica que todos os seminaristas precisam fazer o curso de filosofia, porém, a formação também é aberta para leigos (pessoas que atuam na igreja católica) e outros interessados da ciência, pessoas que queiram compreender um pouco mais sobre o sentido e a significação da própria existência, além de conhecer a história da filosofia.

“O curso é bacharelado, não é licenciatura, e vai atender, principalmente, uma demanda da Igreja: a formação filosófica de futuros presbíteros, uma vez que a faculdade de filosofia é obrigatória para ser padre. Portanto, o curso é importante para dar uma base sólida para os nossos estudantes seminaristas e também para os leigos, porque o nosso objetivo é ofertar um curso com excelência na formação, o que requer, além da estrutura física, professores extremamente competentes. Então, também formamos um colegiado que tem a maioria doutor e a expectativa é que a graduação se consolide como referência na região em formação filosófica, com a oferta de um curso com alta qualidade”, destaca Padre Zezinho.

Segundo o reitor do UniCV, professor José Carlos Barbieri, a instituição está satisfeita em atuar na formação filosófica dos padres, dentro dos ensinamentos da Igreja Católica. “Ao ofertar essa graduação presencial, queremos proporcionar aos alunos a capacidade de desenvolvimento de uma consciência crítica sobre conhecimento, razão e realidade sócio-histórico-política”, complementa o reitor Barbieri.

O curso de Ensino Superior em Filosofia do UniCV continua com as inscrições abertas para quem deseja iniciar os estudos ainda neste semestre. O curso será presencial e matutino, com aulas das 8h às 11h35. Outras informações no site: www.unicv.edu.br/courses/filosofia/.