O ano marca também o início da primeira turma de graduação em Filosofia presencial da instituição, que oferece ainda a formação na modalidade EAD

O UniCV deu início nesta quinta-feira (15) ao ano letivo de 2024 para os novos alunos que ingressaram na instituição. Os calouros foram recepcionados no campus por professores, coordenadores e membros das atléticas estudantis. O ano marca também o início da primeira turma de graduação em Filosofia presencial da instituição.

A faculdade em filosofia, que terá a duração de três anos, está sendo ofertada a leigos da igreja católica e seminaristas das dioceses que integram a Associação Cultural e Educacional Paulo VI (Campo Mourão, Cornélio Procópio, Londrina, Maringá, Paranavaí e Umuarama), por meio de um Termo de Cooperação assinado em 2023 pela instituição e a associação, que integra a Arquidiocese de Maringá, além de outros interessados.

Alunos do curso mostraram-se ansiosos neste primeiro dia de aula.  Guilherme Oliveira Lopes, seminarista de Campo Mourão, afirmou que sua expectativa é grande, destacando que é uma nova fase em sua formação e que as informações sobre o curso são muito positivas. Miguel Prado da Silva, da Diocese de Paranavaí, disse acreditar que o ano será produtivo e espera realizar mais uma parte de seu sonho de se tornar padre.

Lucas de Oliveira Pires, da Diocese de Umuarama, já no segundo ano do seminário, demonstra entusiasmo com a formação em Filosofia, ressaltando que essa preparação é parte do que todos os seminaristas esperam para um dia poderem exercer o sacerdócio.

Pe. Zezinho, coordenador do curso de Filosofia presencial

O professor José Aparecido Pereira (Pe. Zezinho), Doutor em Filosofia e Bacharel em Teologia e Ciência da Computação, é o coordenador do novo curso de graduação do UniCV. Ele explica que todos os seminaristas precisam fazer o curso de filosofia, porém, a formação também é aberta para leigos (pessoas que atuam na igreja católica) e outros interessados da ciência, pessoas que queiram compreender um pouco mais sobre o sentido e a significação da própria existência, além de conhecer a história da filosofia.

Pe. Zezinho disse que espera cumprir com sucesso a programação do curso, que tem como propósito oferecer uma base sólida para os estudantes seminaristas e também para os leigos, “porque o nosso objetivo é ofertar um curso com excelência na formação, o que requer, além da estrutura física, professores extremamente competentes. Para tanto, formamos um colegiado que tem a maioria doutor e a expectativa é que a graduação se consolide como referência na região em formação filosófica, com a oferta de um curso com alta qualidade”, destacou.

O curso de Ensino Superior em Filosofia do UniCV continua com as inscrições abertas para quem deseja dar início aos estudos ainda neste semestre. O curso é matutino, com aulas das 8h às 11h35. Outras informações no site: www.unicv.edu.br/courses/filosofia/.