O Centro Universitário Cidade Verde (UniCV) juntamente com o Smart Space, seu braço de inovação e empreendedorismo, foi credenciado ao Sistema Municipal de Inovação de Maringá, abrindo assim o leque para que ações nesse campo sejam ampliadas.

Marcela Favero e Camila Chirnev, durante o recebimento do credenciamento ao Sistema Municipal de Inovação

Concebido com o compromisso de fomentar o empreendedorismo no universo acadêmico e aproximar a Instituição de Ensino a demandas reais, por meio da conexão de alunos com o mercado, o Smart Space encontra-se estruturado em três pilares: economia criativa e sustentabilidade; inovação e novos negócios e desafios organizacionais.

O seu propósito é criar um ambiente colaborativo que une empreendedores e acadêmicos, superando barreiras físicas e promovendo o empreendedorismo e inovação, inclusive para os alunos de ensino à distância. O foco é valorizar ideias inovadoras que reúnem pessoas em busca de oportunidades de negócios.

Segundo Marcela Bortotti, diretora de Pós-Graduação e Pesquisa do UniCV, fazer parte do Sistema Municipal de Inovação facilita a integração entre diferentes partes interessadas, ampliando as possibilidades de participação em novos projetos. “Isso permite que empresas que tenham demandas de inovação recorram diretamente ao Smart Space, contribuindo para o desenvolvimento da inovação na cidade”, explicou. Além disso, no futuro, acredita-se que editais específicos para financiamento da inovação possam ser abertos, proporcionando mais oportunidades de participação.

Camila Chirnev, coordenadora do Smart Space, destaca as diversas ações de promoção e capacitação empreendedora e inovação, atendendo alunos, egressos e a comunidade em diferentes estágios de interesse, em colaboração com o mercado, governo e sociedade, como o fator que levou ao reconhecimento da instituição.

Um princípio fundamental na concepção do Smart Space foi a compreensão de que a inovação é o resultado de um esforço coletivo. Portanto, o projeto buscou fortalecer sua presença na sociedade, participando ativamente de grupos de discussão sobre inovação e empreendedorismo, especialmente junto ao Centro de Inovação de Maringá (CIM), onde diversas parcerias se estabeleceram propiciando ações conjuntas e resultados mais eficazes.

Hoje, o Smart Space desempenha um papel fundamental na conexão entre o mercado empresarial e a academia, promovendo projetos que beneficiam o desenvolvimento dos alunos e ex-alunos por meio de desafios reais e, ao mesmo tempo, infundindo novas ideias nas empresas por meio desses desafios.