Evento vai reunir estudantes, professores e profissionais de nove diferentes áreas de atuação

O Centro Universitário Cidade Verde (UniCV) promove entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro o II Congresso de Saúde, com o objetivo de levar a estudantes e profissionais da área um aprofundamento sobre temas essenciais para a atuação profissional. O evento será realizado de forma presencial e virtual, estendendo-se tanto aos estudantes dos cursos presenciais da instituição quanto a distância.

I Congresso de Saúde, realizado em 2022, no auditório Dona Etelvina

A programação inclui três palestras, 15 minicursos e apresentação de trabalhos científicos. Na abertura, no dia 30 de outubro, o tema em pauta é a “Ética Profissional e a Atuação do Conselhos Regionais”. Representantes de diversos conselhos da área da saúde estarão presentes para falar da atuação desses órgãos. Pela manhã, o encontro acontece no Auditório Euro, do campus universitários, das 8 às 11 horas; e à noite, no Auditório Luz Amor (R. Néo Alves Martins, 1704 – Zona 03), das 19 às 22hs.

Os minicursos serão realizados no segundo dia, oportunidade em que os participantes terão contato com a prática em algumas áreas e temas instigantes para o exercício profissional. Entre as oficinas estão: Práticas integrativas e o cuidado humanizado; Violência institucional em saúde; Esporte, alto rendimento e saúde: o papel da psicologia; Terapia Cognitivo-Comportamental; Desenvolvimento e aprendizagem motora; Manejo eficiente de probióticos; Técnicas laboratoriais em análises clínicas e, ainda, Antipsiquiatria: Um olhar integral e humanizado sobre o paciente.

O Congresso se estende no terceiro e último dia com a apresentação de trabalhos científicos e uma palestra sobre normas acadêmicas e a atuação do Comitê de Ética em Pesquisas. O assunto será abordado pela coordenadora da área no UniCV, professora Paula Albero.

Conforme a coordenadora dos cursos de Saúde, professora Glória Maria Alavarse, a programação visa trazer uma visão ampliada sobre os cuidados em saúde e aguçar o olhar dos futuros profissionais sobre o tratamento humanizado. “Nosso propósito é buscar uma formação integral dos nossos alunos, com compromisso ético e social, motivo pelo qual trazemos temas diversificados em nosso congresso, que vão além dos conhecimentos repassados em sala de aula”, enfatizou a professora.

As inscrições para o Congresso de Saúde permanecem abertas. Alunos do presencial e outros interessados podem se inscrever neste link.

Já os estudantes do EAD devem se inscrever aqui.