O curso na modalidade presencial é oferecido também para leigos, no período matutino; início das aulas será em fevereiro de 2024

Momento da assinatura do convênio entre os representantes da igreja católica e o reitor José Carlos Barbieri (à esq.)

Seminaristas das dioceses que integram a Associação Cultural e Educacional Paulo VI (Campo Mourão, Cornélio Procópio, Londrina, Maringá, Paranavaí e Umuarama) irão cursar filosofia no UniCV – Centro Universitário Cidade Verde, em Maringá, a partir de 2024.  Um Termo de Cooperação foi assinado esta semana entre a Instituição de Ensino Superior e a Associação, firmando esta parceria.

A Associação Cultural e Educacional Paulo VI, representada pelos seus bispos, iniciou meses atrás um diálogo com o UniCV, tendo em vista a possibilidade de propiciar um ambiente acadêmico e universitário mais amplo e diversificado para a formação dos futuros presbíteros, o que resultou na parceria selada esta semana.

Mas além dos seminaristas, o curso de filosofia poderá ser cursado também por leigos, ou seja, está disponível para outros interessados. O curso será presencial no turno matutino, com aulas das 8h às 11h35.

Sobre a parceria entre a Associação Cultural e Educacional Paulo VI e o Centro Universitário Cidade Verde, o arcebispo de Maringá, Dom Frei Severino Clasen, comentou que “o UniCV se mostrou interessado em nos atender, com uma grade de formação adequada, para incrementar uma filosofia humanista, que tenha um olhar crítico à realidade em que vivemos”.

Para reitor do UniCV, professor José Carlos Barbieri,  é uma satisfação atender à formação filosófica de futuros sacerdotes, dentro dos requisitos exigidos pela igreja católica. “Isso mostra que a nossa instituição se consolidou como um importante centro de ensino superior, oferecendo sua contribuição à sociedade nas mais diferentes áreas do saber, com responsabilidade social, ética e princípios humanistas.”

A previsão é que aproximadamente cinquenta seminaristas passem a estudar filosofia no UniCV a partir de fevereiro de 2024, além de outros interessados.

Mais informações sobre o curso acesse aqui.