Evento discute ética profissional e chama atenção para a necessidade de condutas que prezem pela qualidade de atendimento na saúde

Representantes dos Conselhos Regionais de Psicologia, Fisioterapia, Educação Física e Nutrição participaram nesta segunda-feira (30) da abertura do II Congresso de Saúde do UniCV, expondo sobre a atuação e importância desses órgãos na regulamentação e fiscalização da profissão. O objetivo foi trazer para os estudantes, informações relevantes para o exercício profissional, segundo disse a coordenadora da área da saúde, professora Glória Maria Alavarse.

No período da noite, estiveram presentes Agnaldo Luiz Baldo, do Conselho Regional de Educação Física; Fábio José Orsini Lopes, da Psicologia; Eduardo Ruhling, de Fisioterapia e Terapia Ocupacional e Kelly Franco, de Nutrição. Ao traçar um panorama sobre a atuação dos órgãos, cada um deu ênfase a um aspecto para chamar a atenção dos futuros profissionais para a importância da conduta ética em cada campo de trabalho.

Kelly Franco destacou o direito humano à alimentação saudável e sustentável como premissa na atuação dos nutricionistas; Eduardo Ruling disse que o Conselho de Fisioterapia preza pela formação de qualidade e os cuidados com a saúde da população e aconselhou os jovens estudantes a não ter medo da atuação do órgão.

Fábio Lopes falou da necessidade da conduta ética profissional diante de um mundo em que o volume de informações é alto e nem sempre vindas de fontes seguras. Segundo ele, a disseminação de notícias falsas na área da saúde tem atrapalhado muito a atuação dos profissionais e a classe deve permanecer unida para ser reconhecida.

Já Agnaldo Baldo discorreu sobre “as dores da profissão”. Conforme observou, os educadores físicos são os únicos profissionais que compõe a área da saúde, mas são pouco reconhecidos.  Destacando o fato de vivermos num país sedentário, ele disse que os educadores físicos trabalham atualmente na prevenção aos problemas de saúde e deveriam ser mais valorizados, frisando sobre a importância da participação para fortalecimento da classe.

Programação

O II Congresso de Saúde do UniCV prossegue até amanhã, dia 1 de novembro, incluindo em sua programação três palestras, 15 minicursos e apresentação de trabalhos científicos. O evento acontece de forma híbrida, reunindo estudantes e profissionais de nove diferentes campos de atuação, tanto do ensino presencial quanto a distância.

Entre os temas tratados nos minicursos estão práticas integrativas e o cuidado humanizado; Violência institucional em saúde; Esporte, alto rendimento e saúde: o papel da psicologia; Terapia Cognitivo-Comportamental; Desenvolvimento e aprendizagem motora; Manejo eficiente de probióticos; Técnicas laboratoriais em análises clínicas e, ainda, Antipsiquiatria: Um olhar integral e humanizado sobre o paciente.

No terceiro e último dia, acontecerá a apresentação de trabalhos científicos e uma palestra sobre normas acadêmicas e a atuação do Comitê de Ética em Pesquisas. O assunto será abordado pela coordenadora da área no UniCV, professora Paula Albero.

“Buscar a formação integral dos nossos alunos, com compromisso ético e social é o objetivo principal do evento. Por isso trouxemos uma programação com temas diversificados, visando assim ao aprofundamento do conhecimento dos participantes”, concluiu a coordenadora geral do evento, professora Glória Alavarse.