Direito é referência ao se destacar como único entre as instituições privadas de Maringá com o conceito 4

Estudantes de Direito do UniCV na abertura da Semana Jurídica 2023

O UniCV – Centro Universitário Cidade Verde comemora o resultado obtido pelos seus cursos de Direito, Psicologia, Gestão de Recursos Humanos e Gestão Financeira no Enade 2022. Os quatro cursos obtiveram o conceito 4, de acordo com o resultado divulgado na última terça-feira, 31 de outubro, pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Entre todas instituições de ensino superior privadas de Maringá, o UniCV foi a única que obteve a nota 4 em Direito, superando até mesmo algumas instituições públicas do Estado. Em Maringá, a UEM (Universidade Estadual de Maringá) foi a única com nota 5 em Direito, que é o conceito máximo.

Os conceitos 4 e 5 indicam que a graduação avaliada está com uma performance superior à média das demais. Assim, a nota do Enade apresenta um valor relativo, pois permite comparar o desempenho de um curso superior de uma universidade em relação às outras.

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

“Alegra-nos muito ver que a nossa instituição está no caminho certo na busca da excelência educacional. Com 18 anos de história já nos colocamos entre as instituições mais tradicionais. É o resultado de um trabalho em equipe. Parabenizamos e agradecemos aos alunos, professores, coordenação e equipe pedagógica pelo comprometimento e seriedade em busca da melhor formação. O resultado do Enade nesses quatro cursos coroa esse esforço coletivo que temos feito”, comemorou o reitor do UniCV, José Carlos Barbieri.

Cursos avaliados

Em 2022, o Enade avaliou cursos vinculados ao Ano III do ciclo avaliativo do exame: bacharelado das áreas de administração, administração pública, ciências contábeis, ciências econômicas, direito, jornalismo, psicologia, publicidade e propaganda, relações internacionais, secretariado executivo, serviço social, teologia e turismo.

Também foram avaliados os cursos superiores de tecnologia das áreas de comércio exterior, design de interiores, design gráfico, design de moda, gastronomia, gestão comercial, gestão da qualidade, gestão pública, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais.

Além dos resultados nas provas, o Enade, por meio do Questionário do Estudante, permite traçar o perfil socioeconômico dos estudantes avaliados. A informação contextualiza os resultados da prova e pode ajudar na definição de políticas públicas e guiar melhorias das próprias instituições e dos cursos. A orientação do Inep é que as instituições se apropriem dos dados para melhorar seus processos pedagógicos.

Aplicado pelo Inep desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela Avaliação de cursos de graduação e pela Avaliação institucional. Juntos eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.