Smart Space está entre os 188 projetos certificados durante 5º Encontro de Parques Tecnológicos do Paraná

Na noite de terça-feira (21) o Centro Universitário Cidade Verde (UniCV) alcançou uma conquista significativa. Durante o 5º Encontro de Parques Tecnológicos do Paraná, em Guarapuava, o Smart Space, seu espaço dedicado à inovação e empreendedorismo, recebeu o certificado de credenciamento ao Sistema Paranaense de Parques Tecnológicos (Separtec).

Essa realização representa um fortalecimento das atividades que já vêm sendo desenvolvidas, abrindo portas para novas oportunidades e indicando que a instituição está alinhada com as propostas mais avançadas de formação em colaboração com o mercado. O reitor, José Carlos Barbieri, enfatizou: “Temos contribuído para a construção de novas ideias e projetos de desenvolvimento local e regional e receber o certificado do Separtec é uma sat

Marcela Bortotti Favero, diretora de Pós-graduação e Pesquisa, considera o credenciamento ao Separtec um reconhecimento aos muitos projetos realizados pelo Smart Space

Marcela Bortotti Favero, diretora de pós-graduação e pesquisa, responsável pela área de inovação, considera o certificado um reconhecimento aos muitos projetos realizados pelo Smart Space. Ela vê o credenciamento ao sistema paranaense de inovação como um impulso adicional ao organismo, abrindo novas possibilidades de expansão do seu trabalho.

O Smart Space foi concebido com o compromisso de fomentar o empreendedorismo no ambiente acadêmico e aproximar a instituição das demandas reais, conectando alunos ao mercado. Estruturado em três pilares – economia criativa e sustentabilidade, inovação e novos negócios, e desafios organizacionais – o espaço visa criar um ambiente colaborativo que une empreendedores e acadêmicos, promovendo o empreendedorismo e a inovação.

Marcela Bortotti destaca que fazer parte do Separtec facilita a integração com outros organismos de inovação do Estado, ampliando as oportunidades de participação em novos projetos e também editais estaduais voltados para o financiamento de projetos inovadores.

Camila Chirnev, coordenadora do Smart Space, enfatiza as diversas ações de promoção e capacitação empreendedora e inovação, atendendo alunos, egressos e a comunidade em diferentes estágios de interesse, em colaboração com o mercado, governo e sociedade.

Para Camila, a inovação é o resultado de um esforço coletivo, e o Smart Space busca fortalecer sua presença na sociedade participando ativamente de grupos de discussão sobre inovação e empreendedorismo, estabelecendo diversas parcerias que propiciam ações conjuntas e resultados mais eficazes.

“Hoje, o Smart Space desempenha um papel fundamental na conexão entre o mercado empresarial e a academia, promovendo projetos que beneficiam o desenvolvimento dos alunos e ex-alunos por meio de desafios reais e, ao mesmo tempo, infundindo novas ideias nas empresas por meio desses desafios. O nosso credenciamento ao Separtec irá fortalece ainda mais esse nosso trabalho”, concluiu.