Projeto foi escolhido em votação aberta no site do Crea e concorreu com outros três finalistas na categoria de “Educação”

Professor Felipe Delapria ao lado do diretor do Crea-PR, Carlos Bueno Rego

O professor Felipe Delapria, coordenador da Pós Graduação em Engenharia e Segurança do Trabalho na modalidade EAD (Educação a Distância), foi premiado como “Educador Destaque 2023” pelo CREA-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná). O reconhecimento foi resultado de uma votação realizada pelo conselho, onde seu projeto de implementação de novas tecnologias educacionais no curso de pós-graduação em “Engenharia e Segurança do Trabalho” se destacou.

O CREA-PR promoveu a votação dos projetos em seu site, aberta a membros de instituições associadas ao conselho, sejam empresas ou instituições de ensino. Após inscrição livre, quatro projetos foram selecionados para participarem da votação na categoria de Educação.

A proposta vencedora consistiu em integrar laboratórios virtuais ao curso, visando suprir a necessidade de atividades práticas. “Os laboratórios virtuais proporcionam práticas gamificadas, onde os alunos desempenham papéis específicos e seguem instruções passo a passo para alcançar sucesso. Além disso, para complementar a experiência prática, a cada semestre são oferecidas aulas presenciais no laboratório da UniCV, onde um robô acompanha a classe, permitindo interação assíncrona com os alunos”, explica o professor Felipe.

As aulas assíncronas, que ocorrem sem necessidade de interação em tempo real, são uma ferramenta importante na educação, possibilitando que os estudantes acessem o conteúdo no horário e local mais conveniente para eles. Esse formato inclui vídeoaulas disponibilizadas no sistema do UniCV, permitindo flexibilidade de acesso.

A cerimônia de entrega do prêmio “Educador Destaque 2023” ocorreu na sede do Crea em Maringá e foi conduzida pelo diretor do Crea-PR, Carlos Bueno Rego. Para o professor Felipe, o prêmio representa um reconhecimento do trabalho em associar educação e tecnologia de maneira eficaz, além de servir como estímulo para sua carreira como educador.