Professora Michelle dos Santos em sala de aula com alunos do 1º ano de Psicologia

A comunidade acadêmica do curso de Psicologia do UniCV celebra o reconhecimento do curso com o conceito máximo atribuído pelo Ministério da Educação (MEC). A portaria de Nº 40, da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), trazendo a nota “5”, foi publicada no Diário Oficial da União em 1º de março e representa uma grande conquista para a instituição.

O reitor José Carlos Barbieri atribui o excelente conceito à proposta pedagógica consistente e alinhada com as Diretrizes Nacionais Curriculares (DNCs) do curso de Psicologia. Ele destaca também a formação continuada dos gestores educacionais e dos professores, assim como o comprometimento, como elementos essenciais à formação e fundamentais para o reconhecimento do curso com a nota máxima.

Para a coordenadora do curso, professora Michelle dos Santos, o trabalho em equipe e o compromisso com a formação de qualidade, baseada nas DNCs, assim como o comprometimento com os princípios éticos e sociais do curso contribuíram para o resultado. Ela ainda assinala o envolvimento e engajamento dos alunos com o projeto de formação, como mais um aspecto positivo considerado pelo MEC.

Outro parâmetro apontado pela coordenadora é o desenvolvimento da prática estudantil no Núcleo Aplicado de Psicologia (NAP), onde os alunos realizam atendimento psicológico para diversas faixas etárias da população, além de serviços voltados à Orientação Profissional e avaliação psicoeducacional. Segundo ela, a avaliação a este ponto também foi bastante positiva contribuindo com a formação do conceito final de excelência do curso.

O NAP está agora em um novo espaço na avenida Carneiro Leão, nº 756, mais amplo e confortável, o que possibilitará um aumento na capacidade de atendimento à comunidade. O setor compõem o Núcleo de Atendimento à Comunidade (NAC) do UniCV, que abrange atividades de nove cursos.

Com 100 vagas anuais, sendo 50 no período matutino e 50 no período noturno, “o curso de bacharelado em Psicologia do UniCV busca manter uma formação de excelência, agora respaldada pelo reconhecimento máximo do MEC”, concluiu Michelle.