Profa. Jéssica Barbetto, especialista em ABA por universidade americana

Curso de pós-graduação é lançado pelo UniCV para profissionais de saúde e educação que desejam se aperfeiçoar nesta área

 

O desafio de compreender e saber como lidar com o autismo cresceu no mundo nos últimos anos, à medida que o diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA) se aperfeiçoou, apontando um aumento exponencial nos números. Segundo pesquisas do Centro de Controle de Doenças e Prevenção (CDC) dos Estados Unidos, de 2022, uma a cada 36 crianças é diagnostica com TEA até os oito anos de idade, enquanto em 2004, a prevalência era de 1 para 166. O Brasil não tem dados oficiais e segue o CDC em suas projeções.

“Esses dados apontam para a necessidade cada vez maior de compreensão do problema pelos familiares, profissionais de saúde e educação para que as pessoas com esse tipo de transtorno tenham um tratamento adequado e que propicie uma melhor qualidade de vida e desenvolvimento. Quanto mais cedo o acompanhamento e tratamento, melhor será o prognóstico no futuro”, afirma a psicóloga Jéssica Barbetto de Souza, professora do Centro Universitário Cidade Verde (UniCV), especialista em ABA – Análise do Comportamento Aplicada ao TEA, maior referência em tratamento terapêutico atualmente  no mundo.

Pós-graduada em ABA pela CBI de Miami (2021-2023), Jéssica Barbetto, ministrará palestra sobre “Autismo: compreender, acolher e incluir”, no próximo dia 2 de abril, quando o UniCV fará o lançamento do seu curso de Pós-graduação em ABA aplicada ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). De acordo com a especialista, a ABA é o método terapêutico baseado em evidências, que permite alterar comportamentos socialmente relevantes, ao reduzir os déficits comportamentais, por intermédio do desenvolvimento de habilidades.

O objetivo geral é compreender o Transtorno do Espectro Autista  no que tange às especificidades do neurodesenvolvimento e os prejuízos observados no cotidiano, buscando apresentar estratégias e práticas sociais educativas que podem favorecer uma melhor qualidade de vida para as pessoas com TEA. “A terapia, recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para pessoas com desenvolvimento atípico, é uma área da psicologia, a qual envolve compreensão e análise validadas empiricamente sobre o comportamento humano”, reforça Jéssica.

O curso de Pós-graduação de ABA aplicada ao TEA do UniCV é um dos poucos do País e tem como finalidade capacitar profissionais a alinharem as condutas e os comportamentos da pessoa com Transtorno do Espectro Autista, visando à melhoria da qualidade de vida. O curso é oferecido na modalidade presencial e de Educação à Distância (EAD)”.

A terapia ABA possibilita a elaboração de tratamento e planos individuais para o ensino de habilidades essenciais para o desenvolvimento de aprendizagens, modelação e autorregulação de comportamentos desafiadores a partir do trabalho interdisciplinar.

Profa. Daniella Alvarenga, coordenadora do curso de ABA aplicada ao TEA

A formação destina-se a professores, psicopedagogos, psicólogos e demais profissionais da saúde e da educação com formação superior que desejam se especializar em Transtorno do Espectro Autista e na aplicação de técnicas e métodos envolvendo a terapia ABA.

Segundo a coordenadora do curso, a pedagoga e mestre em Educação Daniella Alvarenga, a especialização em Análise do Comportamento Aplicada pode ser um diferencial para impulsionar a carreira do profissional que realiza atendimento a crianças e adolescentes com TEA, “propiciando-lhe mais facilidade e segurança, por meio da aplicação de terapias, métodos e intervenções cientificamente comprovadas para este público”.

Palestra de lançamento do curso

A palestra sobre “Autismo: compreender, acolher e incluir” é gratuita e destinada a todos os interessados. Será ministrada pelo canal do UniCV no Youtube (www.youtube.com/@unicv.centrouniversitario), às 19 horas do dia 2 de abril,  e terá emissão de certificado. As inscrições podem ser feitas  aqui.