Afinal, o que é o Janeiro Branco?

Assim como outras campanhas, como o Outubro Rosa e o Setembro Amarelo, há no calendário do Ministério da Saúde, um mês dedicado à refletir sobre a saúde mental, tendo em vista o aumento significativo de transtornos mentais que envolvem depressão e ansiedade nos últimos anos. 

Janeiro é sem dúvida um mês que simbolicamente significa um recomeço, é  culturalmente caracterizado por ser um período de reflexão, planejamento e início de  um novo ciclo. É um momento de traçar metas, tomar decisões, fazer planos e colocá-los em prática. 

Além disso, o mês de janeiro já chega com uma carga emocional que as festas de final de ano costumam trazer, já que em dezembro as pessoas também fazem uma retrospectiva dos momentos vividos, das conquistas e também das frustrações, o que evidencia muitos sentimentos, bons e ruins. 

Assim, falar sobre saúde mental é uma forma de levar a sociedade a pensar sobre o assunto, e alertar sobre os cuidados e a importância de se atentar a sintomas, que podem ser um sinal de alerta de que algo não vai bem. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), ser uma pessoa saudável não significa  a ausência de doença, mas o bem-estar geral, que envolve inúmeras variáveis como pensar nos aspectos sociais, de trabalho e lazer. Refletir sobre a vida e a importância de ter um equilíbrio emocional faz toda a diferença, e impacta na saúde física e mental. 

Preste atenção nos sinais  

Alguns sintomas comuns que podem indicar algum transtorno psicológico. Veja: 

Um sinal de alerta é o sentimento de desânimo e apatia diante das situações da vida. Vontade de ficar deitado a maior parte do tempo, o desânimo para fazer até mesmo as coisas que costumavam ser mais prazerosas. Enfim, a perda do entusiasmo e aquela sensação de viver por viver é algo que precisa ser investigado.  

Outro sinal, é quando a pessoa quer ficar sempre sozinha. O isolamento é uma característica alarmante para a saúde mental, pois a socialização é importante para manter a mente saudável e traz inúmeros benefícios. 

É importante destacar, que é um agravante para a saúde mental, situações estressantes muito frequentes. Quando alguém está vivendo um esgotamento emocional, a possibilidade de se estressar por qualquer situação é muito maior.

Situações que antes eram normais, podem se tornar insuportáveis. Veja se isso está acontecendo com você. Noites mal dormidas e falta de sono podem significar que seus níveis de ansiedade estão mais altos do que o normal. 

A insônia pode revelar que o corpo não está se permitindo descansar por algum motivo. Se algo está tirando a sua paz na hora de dormir, reveja a situação e se necessário, procure ajuda profissional. 

Um outro sinal de alerta é uma alteração significativa no apetite. A falta ou excesso de apetite pode indicar um descontrole emocional. Pode estar relacionada ao sentimento de tristeza, stress e ansiedade. 

Vale também ficar atento se episódios de alguma disfunção gastrointestinal tem acontecido com frequência. Sentir dores de barriga constantemente, diarreia, vômitos pode ser algum problema físico ou emocional.  

Dicas para manter a saúde mental 

Assim como a saúde física, a saúde mental também requer atenção e cuidados. E por não ter sintomas tão evidentes, é preciso um olhar apurado para si e também para as pessoas ao redor para poder identificar quando algo não vai bem. 

Quando uma pessoa tem equilíbrio emocional, ela consegue lidar melhor com as situações e consequentemente controlar melhor os níveis de stress e ansiedade. Algumas dicas que podem ajudar. 

  • Ter uma rotina de atividades físicas 
  • Dormir bem 
  • Alimentação saudável 
  • Ter um hobby (artesanato, música, culinária, artes, etc) 
  • Conciliar de forma equilibrada o trabalha e lazer 
  • Ter tempo com familiares e amigos 
  • Estimule o raciocínio (livros, documentários, etc). 
  • Estabeleça objetivos na vida.  
  • Exercitar o autoconhecimento através de algumas atividades, como yoga,  meditação, reflexão.