Candidatos concorreram a 15 bolsas de estudo integrais oferecidas para oito cursos de graduação

Um total de 46 candidatos estrangeiros prestaram o 1º Vestibular do Concurso de Bolsas de Estudo para imigrantes oferecido pelo UniCV. Quarenta e um deles fizeram a prova no sábado, dia 27, e cinco adventistas prestaram nesta segunda, 29. A prova foi composta por 40 questões de português, matemática e conhecimentos gerais, além de uma redação e teve duração de duas horas e meia.

Por meio do concurso, a instituição oferece 15 bolsas de estudo em oito diferentes graduações: Administração, Ciências Contábeis, Fisioterapia, Biomedicina, Nutrição, Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, e Pedagogia.

O Vestibular foi dirigido a estrangeiros que imigraram para o Brasil em busca de melhores condições de vida. A maior parte dos inscritos é procedente da Venezuela (68%).

Iran Rafael Basanta Rojas, 42 anos, é um deles. Morando no Brasil há dois anos e há oito meses em Maringá, ele trabalha em uma grande empresa do segmento agropecuário. Formado em contabilidade na Venezuela, seu diploma não teve validade no Brasil. Por isso, disse que busca uma oportunidade de poder fazer a faculdade no Brasil,  voltar a trabalhar na área e crescer na profissão.

Yureleis Macualere, 24 anos, busca sua primeira graduação. Faz uma semana que chegou da Venezuela para morar com irmão que já está estabelecido em Maringá. Ela prestou vestibular para Nutrição e embora tenha encontrado dificuldades na prova, guarda a esperança de conquistar a vaga.

Já o venezuelano Victor Rojas, de 29 anos, concorreu ao curso de Pedagogia, enquanto Andriu Josué, 31 anos, há seis anos morando no Brasil – três em Maringá -, deseja conquistar uma vaga em Biomedicina. Para ele, que deixou o curso de Engenharia Civil na Venezuela, a educação é o meio de melhorar de vida.

Seguido dos venezuelanos, o maior número de concorrentes foi do Haiti (13%), Angola (5%) e Cuba (5%). Além disso, candidatos bolivianos, moçambicanos, árabes e portugueses também fizeram o vestibular.

A iniciativa do UniCV visa auxiliar imigrantes a aprimorar sua qualificação por meio do ensino superior, proporcionando oportunidades de crescimento profissional no país e, ainda, enriquecer o ambiente acadêmico com a promoção da diversidade cultural.

Os melhores classificados em cada curso receberão as bolsas de 100% durante toda a graduação, mediante o cumprimento de requisitos como frequência de 80% em todas as disciplinas e notas acima de 8,0.

O resultado do vestibular será divulgado em 7 de fevereiro pelos canais oficiais de comunicação do UniCV. Os aprovados deverão efetuar a matrícula imediatamente, e as aulas iniciarão em 15 de fevereiro.