Com conceito de alta qualidade, o curso é uma opção para quem já atua ou pretende iniciar carreira nesta área em crescimento no Brasil

Sala de mediação do NAC – Núcleo de Atendimento à Comunidade

O curso de Mediação, Conciliação e Arbitragem do UniCV recebeu reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) e obteve conceito 4 em sua avaliação, representando “alta qualidade”. Com a crescente adoção da mediação e conciliação no Brasil, especialmente após a entrada em vigor do Código de Processo Civil em 2016, a formação específica nessa área se tornou uma exigência nos tribunais e no campo extrajudicial.

A formação no UniCV prepara os alunos para utilizar métodos, técnicas, práticas e linguagem adequada para resolver conflitos pacificamente, independente de sua natureza. Os estudantes desenvolvem habilidades de relacionamento interpessoal, negociação, apresentação de resultados, gestão de projetos e gestão de conflitos, essenciais para se destacar no mercado de trabalho.

Segundo a coordenadora, professora Priscila Armelin, o curso é um diferencial para profissionais que já atuam em meios alternativos de resolução de conflitos, assim como para aqueles que desejam ingressar nessa área. “Os formados têm a oportunidade de atuar como agentes públicos concursados, contratados por empresas ou como autônomos, tanto na esfera pública quanto privada”, afirma, ao destacar a ampliação desse mercado de trabalho no País.

Uma pesquisa divulgada em 2023 pelo Núcleo de Acesso à Justiça, Processo e Meios de Solução de Conflitos da Escola de Direito de São Paulo e o Canal Arbitragem, sobre mediação por grandes empresas no Brasil, apontou que a utilização desse instrumento cresceu nos últimos 10 anos, especialmente durante a pandemia, entre os anos de 2020 e 2021. A pesquisa levantou dados de sete das dez principais câmaras de mediação existentes no país.

Conforme os dados, em 2012 foram 26 requerimentos de mediação nas sete câmaras pesquisadas, enquanto em 2021 foram 120 requerimentos. Já as mediações iniciadas foram 22 em 2012 e 90 em 2021, sendo que as disputas mais recorrentes eram referentes a contratos empresariais, demandas societárias, construção civil e energia.

É importante destacar que na mediação, o mediador facilita o diálogo entre as partes, enquanto são elas que apresentam as soluções. Na conciliação, o conciliador participa de forma mais ativa, podendo sugerir soluções. Já na arbitragem, as partes indicam árbitros que darão a solução para o caso, em vez de levá-lo ao Judiciário.

Modalidade

O Curso Superior Tecnológico de Mediação, Conciliação e Arbitragem do UniCV é oferecido na modalidade à distância (EAD) e conta com dois anos de duração. Leia mais informações aqui.