A entrega da premiação ocorreu na terceira noite da Semana Pedagógica 2024; nove professores concorreram ao prêmio

Reitor José Carlos Babrieri entregou troféus e certificados aos três primeiros colocados, ao lado do diretor acadêmico, Alex Alves

Durante a Semana Acadêmica de 2024, Centro Universitário Cidade Verde (UniCV) premiou os professores empreendedores de 2023. O reitor José Carlos Babrieri entregou troféus e certificados aos três primeiros colocados na sexta-feira, 26 de janeiro, no auditório Euro, marcando a primeira edição do prêmio.

O Troféu “Professor Empreendedor” foi estabelecido em 2023 por iniciativa do Smart Space e  aprovação da Reitoria, tendo à frente em sua coordenação as professoras Marcela Bortoti Favero, diretora de Pós-graduação e Pesquisa, e Camila Chirnev.

O  projeto tem como objetivo estimular e valorizar a cultura empreendedora e novos negócios na instituição de ensino e  viabilizar o reconhecimento dos colaboradores e discentes, motivando-os a realização de projetos voltados para empreendedorismo e inovação. É dirigido a professores de Graduação e Pós-graduação das modalidades presencial e EAD.

A professora Marcela Favero, ao enfatizar a relevância do projeto, ressaltou como uma educação empreendedora proporciona aos alunos o desenvolvimento de competências e habilidades essenciais para a convivência social, tais como autonomia, pensamento crítico e cooperação. Ela ressaltou o papel essencial do professor em orientar e induzir os alunos nesse processo, influenciando positivamente sua formação.

Nove professores concorreram ao Prêmio de 2023, inscrevendo projetos desenvolvidos ao longo do ano em diversas áreas. Os projetos foram submetidos a votação aberta pelo Instagram do Smart Space.

Os vencedores

Profa. Josiane Bornia premiada em primeiro lugar

Entre os vencedores, a professora Josiane Bornia conquistou o primeiro lugar com o projeto “Adaptações de Materiais nas Salas de Escuta Especializada na Vara de Violência Doméstica de Maringá”. Este projeto, envolvendo estudantes do 5º e 6º período de Direito, foi desenvolvido nas disciplinas de Processo Penal e Legislação Penal Especial. A professora explicou que a iniciativa surgiu durante o estudo do Estatuto da Criança e do Adolescente, revelando a necessidade de melhorar o ambiente de depoimentos pessoais de crianças vítimas de abuso doméstico.

Josiane detalhou como a sala de escuta era percebida como fria e hostil para as crianças. Em resposta a essa situação, os alunos e a professora decidiram reformar o espaço no Fórum de Maringá, na Vara de Violência Doméstica. Obtendo autorização do Tribunal de Justiça do Paraná, consultaram psicólogas e assistentes sociais para realizar uma intervenção adequada. O resultado foi uma transformação notável da sala, com papel de parede, tapetes, brinquedos e material didático, doados à Vara. Conforme a professora, o projeto ganhou grande visibilidade e terá continuidade em outras comarcas próximas a Maringá.

A professora Amanda Conteçotto, de Nutrição, recebeu o segundo lugar com o projeto “Promoção da Saúde na Unidade de Alimentação da Promec”. Este projeto envolveu alunos de todos os anos do curso, que realizaram um trabalho social com adolescentes de baixa renda na comunidade de Sarandi. A orientação para uma alimentação saudável e acessível, com cardápios calculados, atendimento nutricional individual e incorporação de práticas saudáveis nas famílias, resultou em um impacto positivo, segundo comentou a professora responsável.

O terceiro lugar foi atribuído às professoras Luciana Fante e Tatiana Silva, que desenvolveram com seus alunos do 4º ano de Direito um  projeto de “Audiência Simulada de Prática Trabalhista”. Nesse projeto, os alunos atuaram na primeira audiência trabalhista de suas vidas, abordando um caso fictício de Responsabilidade Civil criado pelas professoras. Eles atuaram em um caso de morte por acidente de trabalho e assumiram todas as etapas do processo, desde as investigações sobre o  acidente até o veredito final, “demonstrando um empenho admirável e preparo para o mercado de trabalho”, disse Luciana Fante.

O Prêmio Professor Empreendedor não apenas reconheceu a inovação e dedicação dos educadores, mas também consolidou a posição do UniCV como uma instituição que incentiva e valoriza práticas pedagógicas inovadoras, preparando seus alunos para os desafios do mundo profissional. “Esses projetos exemplares são testemunhos tangíveis do compromisso de nossa instituição em promover uma educação transformadora”, enfatizou o reitor José Carlos Barbieri.