No sábado, dia 13, o Centro Universitário Cidade Verde (UniCV) levou o projeto “UniCV em Ação” ao Jardim Ebenezer como parte do evento “Prefeitura nos Bairros”. Professores e alunos ofereceram uma gama de serviços à comunidade local.

Os moradores puderam receber informações sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA), incluindo características, diagnóstico e direitos das pessoas com TEA. Além disso, houve orientações sobre transtornos alimentares e seletividade, atividades lúdicas para crianças, práticas pedagógicas inclusivas, leitura de histórias com interpretação em Libras e plantão psicológico para triagem e encaminhamento ao Núcleo de Atendimento à Comunidade (NAP) da instituição.

Estudantes e professores dos cursos de Serviço Social, Nutrição, Psicologia, Letras, Pedagogia, Psicomotricidade, Psicopedagogia, Educação Especial e Biblioteconomia estiveram presentes para oferecer esses serviços, sob a coordenação da Diretoria de Extensão.

O “UniCV em Ação” é um projeto de extensão que busca proporcionar à comunidade externa conhecimentos sobre diversos temas, contribuindo para a transformação de suas realidades e melhorando a qualidade de vida da população.

Para a estudante de Psicologia Cássia Silva, a participação no projeto foi satisfatória e proporcionou aos alunos ampliar o conhecimento sobre a realidade social, além de colocar em prática o aprendizado, ajudando ao próximo. Segundo Iedda Souza, professora de Pedagogia, o projeto de extensão é essencial para os alunos terem contato com a comunidade, desenvolverem a visão sobre diferentes realidades que deverão encontrar ao longo da carreira, além de ajudar na construção de novos conhecimentos a partir daquilo que observam.

O “UniCV em Ação” está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, especialmente nos que se referem à Saúde e Bem-Estar (ODS 3) e Educação de Qualidade (ODS 4).