Professor Neori Tamanini, coordenador dos cursos

Os cursos de gestão oferecidos pelo UniCV (Centro Universitário Cidade Verde) se destacaram nos Indicadores de Qualidade da Educação Superior divulgados pelo Inep, em 2 de abril. Os resultados referem-se ao Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), ao Conceito Preliminar de Curso (CPC) e ao Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC).

De acordo com os dados apresentados, os cursos de Ciências Contábeis, Gestão Financeira e Gestão de Recursos Humanos na modalidade presencial do UniCV obtiveram o CPC 4, posicionando-se entre as melhores instituições do país. Em uma avaliação que englobou 8.934 cursos, apenas 35,9% alcançaram conceitos entre 4 e 5, enquanto 54,4% ficaram com média 3 e 9,5% tiveram conceito entre 1 e 2.

No IDD, que avalia o progresso do estudante desde sua entrada na universidade até a conclusão da graduação, com base em sua nota no Enem e no Enade, o curso de Gestão Financeira obteve o conceito máximo (5). Já os cursos de Ciências Contábeis e Gestão de Recursos Humanos alcançaram, respectivamente, os conceitos IDD 4 e 3.

O coordenador dos cursos, professor Neori Tamanini, expressou sua satisfação com os resultados, atribuindo o sucesso e a qualidade do ensino ao apoio da Reitoria e da Direção Acadêmica. Ele destacou o valor do corpo docente e o trabalho incansável desenvolvido ao longo dos cursos para formar alunos de alta qualidade.

Os indicadores de qualidade da educação superior têm diferentes abordagens: o IDD mensura o valor agregado pelo curso, considerando os resultados dos estudantes no Enade e no Enem; o CPC combina aspectos como desempenho dos estudantes, valor agregado pelo curso, corpo docente e condições para o desenvolvimento do processo formativo; e o IGC é a média das notas do CPC (cursos de graduação) e dos conceitos Capes dos cursos de pós-graduação stricto sensu, ponderadas pelo número de matrículas de cada curso.