Avaliação abrange diretrizes curriculares e prepara estudantes para o Enade, sendo obrigatória para todos os cursos e séries do presencial

Entre os dias 4 e 6 de dezembro, os estudantes matriculados nos cursos presenciais do Centro Universitário Cidade Verde (UniCV) submetem-se a uma prova multidisciplinar como parte integrante do processo de avaliação dos conhecimentos adquiridos ao longo do segundo semestre. Esta avaliação, obrigatória para todos os cursos e séries presenciais, abrange as diretrizes curriculares nacionais e prepara os estudantes para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

A Prova Multidisciplinar constitui uma análise abrangente que engloba os variados conteúdos exigidos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais e o Perfil do Egresso de cada curso. De maneira contextualizada, o projeto faz parte do programa institucional, visando avaliar o aproveitamento dos estudantes, os esforços dedicados à assimilação dos conteúdos, e a eficácia do método de ensino adotado para atingir os objetivos definidos nas disciplinas.

O diretor de Graduação da instituição, professor Alex Alves, explica que o propósito da prova é consolidar os conhecimentos dos últimos dois bimestres e preparar os alunos para o Enade desde o início de sua jornada acadêmica na instituição. A avaliação ocorre duas vezes ao ano, ao final de cada semestre, sendo elaborada por uma comissão própria encarregada de formular as questões e supervisionar a aplicação.

Uma característica destacada por Alves é o fato de a prova ser totalmente digital, representando um avanço significativo na evolução do acompanhamento do aprendizado dos alunos. “Essa avaliação de conhecimentos acontece há muitos anos na instituição e o fato de passar a ser digital este ano demonstra a nossa evolução, mais segurança e agilidade ao processo avaliativo”, destaca o diretor.

Renata Chatalov, coordenadora de Projetos Acadêmicos do UniCV, ressalta a importância desse processo avaliativo que abrange múltiplas disciplinas como um instrumento fundamental na preparação dos alunos para um mercado de trabalho globalizado e multidisciplinar, além de ser uma preparação para concursos públicos e para o Enade.

Devido ao grande número de alunos, a prova vem sendo aplicada ao longo de três dias, com dois horários em cada período: matutino (das 8h10 às 9h50 e das 10h às 11h40) e noturno (das 19h às 20h40 e das 20h50 às 22h30). Embora seja aplicada online, a presença dos alunos no campus é obrigatória, utilizando a estrutura de computadores e Chromebooks da instituição. As questões são aleatórias para evitar repetições.

Com duração de 1 hora e 40 minutos, os alunos só podem deixar a sala de aula uma hora após o início da prova. Não é permitida a consulta a materiais como calculadoras, tabelas, gráficos, apostilas, livros e/ou dispositivos eletrônicos. A pontuação obtida na prova é somada à avaliação do semestre.