Você já construiu um mapa mental ou ouviu falar sobre eles? Se a sua resposta for  negativa, este artigo vai te surpreender ao trazer uma excelente ferramenta para ajudar nos seus estudos.  

Isso porque, muitas pessoas têm dificuldades em organizar e sistematizar o  pensamento, o que dificulta o aprendizado. Quantas vezes você leu sobre algum  assunto e mesmo que tenha compreendido a informação, teve dificuldade em falar sobre ele, responder questões em avaliações ou mesmo compartilhar essas informações com um amigo? 

Isso acontece porque muitas das informações que absorvemos ficam registradas sem que haja uma conexão entre elas, levando a um raciocínio fragmentado, impedindo uma visão ampla. 

O mapa mental é construído por meio de diagramas e esboços, é um meio de ilustrar as ideias e relacioná-las a partir de um  pensamento central, facilitando o entendimento. É uma ferramenta que tem ajudado  muitas pessoas, em diferentes áreas, como estudantes, profissionais, líderes, etc.

Pontos de destaque sobre a utilização de mapas mentais nos  estudos: 

Organização das ideias  

Os mapas mentais podem ajudar na organização dos estudos e também nas atividades cotidianas. Com eles é possível transformar uma lista extensa de afazeres em uma  resolução prática dessas atividades, de forma mais objetiva e fácil de memorizar. Para isso, basta estabelecer a atividade principal e associar as demais a partir dela. É  importante colocar no papel, como um esboço, utilizando diagramas, setas ou mesmo virtualmente. Mas é preciso que você construa esse mapa para poder visualizá-lo. Com isso, o desenvolvimento de qualquer processo fica mais claro e organizado. E para quem curte tecnologia, existem bons aplicativos e sites específicos para a elaboração de  mapas mentais. 

Uma ajuda na memorização  

A construção de um mapa mental estimula o raciocínio. Nesse processo, uma pessoa é  levada a analisar cada pensamento para então estabelecer o melhor diagrama, o mais lógico e de fácil compreensão. Esse caminho possibilita que as ideias e as lembranças se organizem sistematicamente no cérebro por meio das imagens, e aumenta a capacidade de memorizá-las.  

Além disso, essa construção faz com que o cérebro estabeleça melhor as conexões com outros assuntos e assim há um estímulo para que haja uma compreensão mais ampla do todo, contribuindo para a fixação dos conteúdos. 

Bem-estar emocional  

Sabe aquela sensação de que embora tenha estudado, vem aquele sentimento de não  saber nada? Pois então, os mapas mentais também possibilitam um controle melhor da situação, já que permitem visualizar de forma objetiva e prática todo o conteúdo, trazendo à memória o que foi aprendido. Isso gera uma estabilidade emocional, reduz o estresse, aumenta a autoestima, resultando em benefícios emocionais, além de um  incentivo para se dedicar ainda mais aos estudos. 

Facilitam a compreensão de questões complexas  

Se você prestar atenção em filmes policiais e de investigação, com certeza vai encontrar em algum deles a utilização de mapas mentais para elucidar casos difíceis. É muito comum fotos de suspeitos de crimes serem colados na parede e um policial tentar a partir disso estabelecer conexões entre fatos. Isso nada mais é do que um mapa mental! Pesquisadores do tema dizem que o maior benefício dos mapas mentais é que eles ajudam a formar uma compreensão aprimorada de questões complexas. 

Agora que você conhece um pouco mais sobre a temática “Mapas Mentais”, que tal  exercitar essa ferramenta na prática?!