Estudantes do período noturno em atuação no Júri Simulado, dia 1 de dezembro

O Júri Simulado, promovido como atividade prática da disciplina de Estágio Simulado de Processo Penal, representa o ápice do aprendizado para os estudantes de Direito que estão prestes a concluir sua formação no UniCV – Centro Universitário Cidade Verde. O projeto visa proporcionar aos alunos uma experiência prática no Tribunal do Júri, reconhecido como um dos instrumentos mais determinantes do Processo Penal.

Os participantes, pertencentes ao quinto ano, são organizados em equipes designadas para acusação, defesa e magistratura. Cada equipe realiza um estudo minucioso de um processo real, escolhido pelo professor entre casos previamente julgados e encerrados. Com a devida autorização judicial para fins acadêmicos, os alunos recebem o processo na íntegra, permitindo-lhes uma análise aprofundada e preparação adequada.

O projeto contempla duas sessões de julgamento para os estudantes do período noturno e uma sessão para os estudantes do matutino e ocorre pelo terceiro ano consecutivo no Fórum de Maringá. A primeira sessão foi realizada em 1º de dezembro e outras duas no dia 8 de dezembro, envolvendo mais de sessenta formandos.

Estudantes do período matutino em atuação no Júri Simulado, dia 8 de dezembro

O professor responsável pela disciplina no noturno, Carlos Eduardo, destaca a importância do projeto ao afirmar: “Por meio deste, os alunos conseguem aplicar na prática os conceitos teóricos aprendidos desde o início do curso, lidando com um processo real, repleto de laudos, fotografias e depoimentos, replicando o cotidiano da justiça criminal. É uma iniciativa de extrema relevância e proporciona uma experiência singular durante a graduação.”

A professora Josiane Bornia, responsável pela turma do diurno, completa ressaltando que o objetivo da atividade é demonstrar a prática forense quanto ao julgamento dos crimes dolosos contra a vida. “Os nossos alunos fizeram o estudo de um processo real em todas as suas fases e precisaram construir teses de acusação e de defesa mediante a produção de provas. É um exercício que dá oportunidade a eles de antecipar a vivência profissional quanto ao estudo das leis, dos argumentos jurídicos, da linguagem adequada e desenvoltura numa audiência”, salientou.

Os alunos dedicaram-se intensamente, preparando-se com estudos aprofundados e ensaios, o que, segundo o professor Carlos, demonstra claramente sua dedicação e vocação para o direito. A coordenadora do curso de Direito, Priscila Armelin, compartilha dessa visão positiva, destacando que o Júri Simulado representa “um momento ímpar” e exige que o aluno demonstre, na prática, o conhecimento teórico adquirido. “Ficamos extremamente satisfeitos com o desempenho apresentado, reconhecendo a importância de oferecer essa oportunidade única aos acadêmicos, preparando-os de maneira diferenciada para o mercado de trabalho”, avaliou a coordenadora.

Os estudantes de Direito matutino aproveitaram a oportunidade para prestar homenagens ao reitor José Carlos Barbieri, à coordenadora Priscila Armelin e à professora Josiane Pilau, ao final das atividades.