Segunda Edição do Congresso contou com 16 palestras sobre educação, além de apresentação de trabalhos.

O segundo Congresso de Educação e Desenvolvimento Social da UniFCv ocorreu entre os dias 10 e 14 de maio e, desta vez, contou com dois palestrantes internacionais. Foram quatro noites de palestras e uma noite de apresentação de trabalhos que colocaram em debate o cenário da educação no Brasil. O evento ocorreu de forma 100% on-line e contou com intensa interação dos mais de mil participantes.

A primeira noite de evento contou com 4 palestras que abriram o congresso em grande estilo! Sara Dias-Trindade, de Portugal, abriu o Congresso falando sobre “Ecossistemas Digitais de Aprendizagem numa sociedade Onlife: desafios e oportunidades”. Na sequência, a professora Luciana Freitas ministrou sua palestra intitulada “Reflexões acerca dos impactos emocionais em sala de aula” e, logo após sua fala, o Prof. Alex Alves, Diretor de graduação presencial e EaD da UniFCV, falou sobre a “Evolução da Leitura e da Aquisição do Conhecimento”. O Prof. José Carlos Barbieri, reitor da UniFCV, fechou a noite com a palestra “Processos Educacionais são motores de sonhos”.

Na terça-feira, o evento continuou com a fala de Wanessa Gorri de Oliveira sobre “As charges da Revista ‘Olho da rua’ e a instrução pública no Brasil”, que foi seguida pela professora Maria Eduvirges Guerreiro com uma brilhante fala sobre educação especial. Na sequência, Jacir José venturi nos brindou com a palestra “O ensino híbrido foi consolidado, como fica o professor?”. Por fim, João Marcos Mariane Junior proferiu a última fala da noite, abordando o tema: “O plágio acadêmico além das instituições de ensino superior: consequências no âmbito jurídico”.

Na noite do dia 12, a primeira palestra, “Pensar uma educação integral sustentável para o século XXI” foi ministrada também de Portugal por António Gomes Ferreira. Depois, foi a vez do professor Paulo Vitor Palma Navasconi trazer para o debate as “Relações Raciais e Educação: novos desafios”. Ele foi seguido pela professora Bruna Solera que ministrou a palestra “Entre o Brincar e o Formar: Ações para uma Educação Física com sentido e significado”. O fechamento da noite ficou por conta do professor Eduardo Chierrito-Arruda que ministrou a palestra “A docência precisa de tempo: cultivando saúde mental”.

A noite do dia 13 contou com a abertura do professor Lincoln Villas Boas que falou sobre “O cenário regulatório no contexto das instituições de ensino superior. A palestra seguinte, “A reforma curricular do Ensino Médio”, foi ministrada por Pedro Flexa Ribeiro. Em seguida, foi a vez de Patrícia Rodrigues da Silva ministrar sua palestra “Educação e Administração Escolar: um diálogo necessário”. Para fechar o quarto dia de palestras, Priscila da Rocha Luiz Bueno falou sobre “A sexualidade e os desafios no espaço escolar”. O Congresso terminou com uma quinta noite destinada à apresentação de trabalhos que foram divididos por eixos temáticos.

Sucesso e gratidão

Na avaliação do palestrante e professor da UniFCV, Eduardo Chierrito, “o Congresso trouxe um grande alento e estratégias pedagógicas para que professores possam realmente contribuindo com o processo de ensino-aprendizagem de forma realmente efetiva”. Em relação à sua participação, o professor dividiu o sentimento de gratidão: “Foi muito bom ver como as pessoas participaram no chat, me acolheram, se acolheram entre si. Isso mostra a competência das pessoas que estão voltadas para a prática da docência. Isso foi muito lindo, muito gratificante. Só tenho a agradecer a todos que participaram. É um evento que me instigou a pensar a educação como professor e como psicólogo”, concluiu.

Para a coordenadora do curso de pedagogia da UniFCV e uma das organizadoras do Congresso, professora Elaine Rodrigues, o evento foi um sucesso. “Como coordenadora pedagógica, eu estou muito feliz com o resultado. Tivemos 1077 inscritos, de todas as regiões do país. Interessante registrar o caso de uma inscrita do Amazonas, esta participante assistia as transmissões em cima de uma embarcação conhecida como “voadeira”. Eu pude registrar o seu depoimento durante uma das sessões de comunicações orais ocorrida no dia 14/05.”, compartilhou a professora. Para ela, a participação massiva e de qualidade no chat demostra a “relevância do evento para toda a comunidade educacional. Eu estou agradecida e motivada para uma nova edição em 2022. E que venha o III CEDS”.