Atividades visam estimular a reflexão sobre a negritude no Brasil por meio de palestras, mesa-redonda, apresentação de podcasts e exposição fotográfica; comunidade acadêmica e público externo podem participar

Exposição sobre a vida de personalidades negras no campus do UniCV no último ano; exposição volta a acontecer este ano

O Centro Universitário Cidade Verde (UniCV) preparou uma extensa programação para celebrar as conquistas dos movimentos negros na luta contra a opressão causada pela escravidão, buscando conscientizar a população sobre o inestimável valor desses grupos em nossa sociedade. As atividades em homenagem ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, se estenderão ao longo de uma semana, de 20 a 24 de novembro, sendo direcionadas tanto à comunidade acadêmica quanto ao público externo.

A programação terá início em 20 de novembro com a mesa-redonda intitulada “Vidas Negras Importam”, a ser transmitida pelo canal do Youtube da UniCV, das 19h às 21h. O debate contará com a participação do Prof. Dr. Paulo Vitor Navasconi, abordando a “Contribuição de intelectuais negros e negras para o antirracismo no Brasil”; o Prof. Nilson Lucas Gabriel, expondo sobre “A produção do conhecimento e o processo de desumanização da pessoa negra como sujeito cognoscente”. Além disso, a Profa. Renata Oliveira dos Santos discorrerá sobre “As Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 e a importância do ensino da História e Cultura Africana, Afro-brasileira e dos Povos Originários nas instituições de ensino superior no Brasil”. A Profa. Itamires Lima Santos Alcântara abordará o “Processo de estruturação da produção do conhecimento hegemônico no Brasil e a importância da incorporação de intelectuais negros e negras nas formações profissionais”.

O debate será mediado pela professora Cristina Gabriel, do UniCV, com o objetivo de recordar as conquistas dos movimentos negros contra a opressão resultante da escravidão e proporcionar uma reflexão junto à comunidade universitária, destacando as realizações da cultura negra, evidenciando desigualdades e violências, e abordando temas como preconceito e diversidade étnico-racial na academia.

Podcasts e reflexões

Entre os dias 21 e 23, uma série de três podcasts será apresentada nas plataformas digitais da instituição, sempre às 19h. No dia 21, Solange Gil Azevedo, da ONG Impacta Pretas, liderará a apresentação; no dia 22, o Secretário de Cultura de Maringá, João Victor Simeão, compartilhará suas reflexões; e no dia 23, a professora Eva dos Santos Coelho, conselheira municipal da promoção da igualdade racial e presidenta do Instituto de Mulheres Negras Enedina Alves Marques, será responsável pela exposição.

Exposição e valorização

Personalidades negras que contribuíram nas áreas da ciência, cultura, música, esportes e impactaram a sociedade, serão homenageadas por meio de uma exposição fotográfica, entre 20 e 24 de novembro, no hall de entrada do campus universitário (Av. Horácio Raccanello Filho, 5950). Cerca de 40 personalidades serão lembradas com fotografias e descrições de suas vidas. A coordenadora de responsabilidade social do UniCV, Izabeth Silveira, explica que a intenção da mostra é sensibilizar o público acadêmico e visitantes sobre a importância e contribuição dessas pessoas à sociedade, independentemente da discriminação racial ao longo da história.

As professoras Renata Chatalov, Suzie Viana e Indianara Fermino, coordenadoras da programação, dizem que promover reflexões é um passo significativo no caminho do reconhecimento, valorização e, acima de tudo, no comprometimento pelo fim da discriminação contra os negros. Segundo afirmam, “ao promovermos o diálogo sobre as contribuições históricas dos grupos negros à nossa sociedade, estamos não apenas reconhecendo, mas celebrando a riqueza dessa herança cultural e contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva, onde cada indivíduo é respeitado e valorizado independentemente de sua origem étnica”.

Participação

Toda a programação da Semana da Consciência Negra é gratuita e aberta à comunidade, além do público universitário. Estudantes podem ser inscrever e receber certificado pela Sympla (https://www.sympla.com.br/evento-online/mesa-redonda-vidas-negras-importam-ii/2240138. Outros interessados podem acessar diretamente o canal do Youtube da UniCV (@unicv.centrouniversitario) para acompanhar as atividades.