O UniCV realizou nesta quinta e sexta-feira, 17 e 18 de agosto, a 3ª Jornada do Conhecimento, voltada a gestores de polos de Educação a Distância parceiros da instituição. A programação contou com a presença de 55 gestores representando 25 polos de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Santa Catarina, Piauí e do Distrito Federal.

Os gestores reunidos com o reitor José Carlos Barbieri e outros diretores da instituição

A Jornada do Conhecimento é um programa realizado pela instituição com o objetivo de fortalecer laços com os polos de Educação a Distância, criar proximidade e também esclarecer dúvidas em torno dos projetos educacionais e processos administrativos, de forma que possa resultar em bom atendimento aos alunos ligados aos mais de 700 polos de EAD do UniCV espalhados de Norte a Sul do País.

Durante a extensa programação de dois dias, os gestores que se deslocaram de suas cidades até Maringá para conhecer a sede da instituição, tiveram a oportunidade de ouvir as palavras do reitor José Carlos Barbieri, do vice-reitor, Hamilton Favero, além de diretores das áreas de pesquisa, pós-graduação, extensão, acadêmica, assim como dos setores de tecnologia, financeiro, administrativo e regulação de ensino.

O reitor José Carlos Barbieri comentou sobre a importante integração dos polos com a IES a fim de que haja uma unificação de linguagem, também, “para que os gestores conheçam e saibam melhor como funcionam todos os processos e assim possam levar para os alunos informações de qualidade, que contribuam com o desenvolvimento de uma formação de qualidade e ancorada nos princípios institucionais do UniCV”.

Avaliação positiva

Ao final, alguns participantes manifestaram satisfação com o encontro. Tereza Cristina Nunes de Araújo, do Polo de Brasília Asa Norte, disse que além da reciclagem, o programa aproxima os gestores à faculdade e revigora as energias. Joyce Meiry de Novaes, coordenadora pedagógica do Polo Sindimóveis, de Belo Horizonte, comentou que descobriu interesses em comum “de transformar a vida das pessoas pela educação, o que fará diferença no trabalho do polo daqui por diante.

Já Adriana Regina da Silva Bastos, do Polo de Assis (SP), ressaltou sua parceria com o UniCV desde 2017 e afirmou que as informações agregam à formação dos gestores e “nos ajudam a entender cada vez melhor a metodologia de ensino EAD no Brasil e, assim, ajudar os nossos alunos”.

Mário Antônio Cardoso, de Marataízes (ES), contou que a parceria com o UniCV nasceu no ano passado. Ele disse que ficou muito satisfeito em conhecer a estrutura da instituição e inteirar-se sobre os seus propósitos. “Conhecer o habitat é fundamental para que possamos levar com mais firmeza as informações aos nossos alunos”, conclui.

Sandro Franco, do Polo de Parati (RJ), acredita que a Jornada do Conhecimento serviu para diminuir distância. Ao encontro, veio Marta Cibien, de Serra (ES), para quem a pessoalidade gerada no encontro foi fundamental para criar vínculo e confiança. Franco completou afirmando ainda que a visitação lhe trouxe a segurança de que o UniCV é uma instituição séria, de vanguarda e em franco crescimento.