qqqEstudantes do curso de Direito do UniCV estão desempenhando um papel significativo na colaboração com o programa Justiça no Bairro, uma iniciativa do Sesc Cidadão, que é promovida em parceria pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) e Sesc-PR. Neste ano, a ação acontece em Maringá no período de 16 a 18 de agosto, no 2º piso do Terminal Urbano, onde diversos atendimentos gratuitos estão sendo prestados à população local e da região.

qqqqqqqqqqqqqqqqqqqqq

Dentro do abrangente leque de serviços disponíveis à população, estão inclusos serviços como emissão de primeira e segunda via do RG e outros documentos, atendimento de saúde, assistência social e atividades de lazer. No âmbito jurídico, os estudantes do UniCV auxiliam na conciliação e resolução de conflitos, principalmente na área de família, infância e juventude, tendo junto o acompanhamento de estudantes do curso de Serviço Social.

Idealizado e coordenado pela desembargadora Joeci Camargo, o programa Justiça no Bairro oferece à população uma série de atendimentos jurídicos de forma gratuita e definitiva, já com sentença expedida no local. A desembargadora ressaltou a importância do programa para atender a comunidade vulnerável e destacou como “relevante” a parceria do UniCV e os serviços prestados pelos alunos.

Para a coordenadora de Direito, Priscilla Armelin, o grande sucesso do programa é que tudo começa e se resolve ali mesmo.  “A pessoa vem com um problema, os nossos alunos fazem a mediação, elaboram a petição e junto com o Tribunal de Justiça o processo já é concluído e homologado, dando assim uma resolução muito rápida para as partes envolvidas”, explicou a professora.

O Programa conta com o apoio da Prefeitura de Maringá e este ano ainda reúne as ações do “Programa PCR na Comunidade”, da Polícia Civil do Paraná, e do “Paraná em Ação”, iniciativa do Governo do Estado que proporciona vários serviços, como solicitação de carteira do autista, consulta de CPF, emissão de ID Jovem, orientações do Programa Nota Paraná e regularização de documentos para migrantes e refugiados.

Outra ação importante do Justiça no Bairro é o casamento comunitário que irá acontecer neste sábado, regularizando a situação civil, gratuitamente, de centenas de casais.