Trabalhadores renovaram a esperança e muitos devem terminar 2023 com a carteira de trabalho assinada. A 7ª edição do evento ofertou 2.252 oportunidades em várias áreas 

A estudante do ensino médio de Sarandi, Maria Luiza dos Santos Parra, 16 anos, saiu da 7ª Feira de Empregabilidade do Centro Universitário Cidade Verde (UniCV) com dois encaminhamentos de entrevistas de estágio como Jovem Aprendiz em mãos. Outros trabalhadores tiveram a mesma oportunidade durante o evento e a partir desta sexta-feira (6), também irão fazer entrevistas de emprego. A 7ª Feira de Empregabilidade UniCV atraiu mais de três mil pessoas nos dois dias (4 e 5), em Maringá. Nesta edição, realizada no piso superior do Terminal Intermodal, foram ofertadas 2.252 vagas de emprego e estágio de 30 empresas parceiras – oportunidades para várias áreas e diferentes níveis de escolaridade. 

A professora maringaense, Rosa Melo, também esteve no evento em busca por emprego e teve a esperança renovada. Ela está desempregada há dois meses e não está recebendo seguro. “Eu preciso encontrar logo uma oportunidade nova para voltar ao mercado de trabalho. Aqui na feira eu procuro vaga como professora, porque cursei magistério, mas também tenho experiência como atendente de farmácia. E, assim, eu nunca trabalhei como auxiliar de produção, mas vou me candidatar para tentar algo diferente”, explicou Rosa.  

Sobre o fato de ter tantas vagas em um único lugar, o maringaense Agnaldo Silva disse que isto facilita muito a vida de quem busca por emprego. “Eu tô aqui e as empresas que quero trabalhar já estão no local, então é mais fácil chegar até eles e falar pessoalmente”, contou.  

A Usina de Açúcar Santa Terezinha (Usaçucar) disponibilizou 80 vagas de emprego nesta edição da feira. De acordo com o supervisor de Recursos Humanos (RH), Jean Carlos Moraes Ferreira, as oportunidades foram para cargos técnicos e operacionais. “Estamos com vagas abertas para o corporativo como comercial, suprimentos, recursos humanos, departamento jurídico e logística, mas também precisamos de estagiários de engenharia química ou de engenharia de produção e de operacionais, que irão nos ajudar na movimentação do parque, no terminal logístico do Parque Industrial”, informou Ferreira. 

Do setor em expansão no país, a SVN Investimentos levou 100 vagas de emprego para a feira, todas para consultores de investimentos. A auxiliar de RH, Isadora Camilo, contou que a empresa decidiu divulgar no evento o programa de formação de assessores de investimentos para formar pessoas que têm interesse no mercado financeiro e não possuem carteira de clientes ou experiência no mercado.  “A SVN está de portas abertas e o nosso programa visa justamente desenvolver e treinar essas pessoas durante três etapas, que juntas terão em média um ano de duração. E desde a primeira etapa o assessor será remunerado e ganhará bonificação e bônus de acordo com as aprovações”, contou Isadora. 

Um dos destaques da 7ª edição da Feira de Empregabilidade UniCV foi a oferta de vagas para Jovem Aprendiz pela Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi). Segundo Daiane Cristina Rúbio, analista psicossocial da Demar Jovem Renapsi, o núcleo da rede fica em Curitiba, mas trouxe muitas vagas na região, como em agências bancárias. “As oportunidades são para jovens de 14 até 22 anos, matriculados na escola e que estão frequentando regularmente as aulas. Ou até que tenham concluído o ensino médio e estejam cursando o ensino superior”, finalizou Daiane. 

Mais da metade das vagas de emprego ofertadas na feira estão disponíveis na Agência do Trabalhador de Maringá e muitas delas são direcionadas para pessoas com deficiência. Deste estande, os trabalhadores saíram com os encaminhamentos para fazer entrevista, como aconteceu com a estudante Maria Luiza – citada no início da reportagem. 

As empresas parceiras da 7ª Feira de Empregabilidade UniCV são: Fortgreen Comercial Agrícola, Lode, Syma Computadores, SVN Investimentos, Maxbelt, GTFoods, Uniformes Paraná, Agência liveSEO, Grupo G10, Gerar Maringá, Usina Santa Terezinha, IEL, Job Soluções, Agência do Trabalhador, UniCV, Digimax, ABRE – Maringá, Hospital Santa Casa de Maringá, Acim, CIEE, Vehlor, Renapsi, Intalenti Headhunter e Consultoria Ltda, Centro Educacional Pais e Filhos, Grupo Sohome, Gazin, Transvale, Alto Giro, Lightsweet – Lowçucar e Gelita do Brasil.