De um modo geral conhecemos as duas profissões, mas quando vamos escolher uma graduação, a diferença entre a Engenharia Civil e a Arquitetura pode ser um tanto quanto… Confusa? Queira ou não, tanto o engenheiro como o arquiteto são responsáveis por projetar, desenvolver e fiscalizar construções, por isso hoje vamos te ajudar com isso e pontuar as principais diferenças entre as duas áreas, para você ser preciso na sua escolha!

Sendo mais simples podemos dizer que a Engenharia Civil é uma profissão mais alinhada com o campo das exatas, enquanto a Arquitetura com as humanas. Não que a matemática esteja ausente na Arquitetura, muito pelo contrário! O detalhe é que aqui existem matérias voltadas para a história da arte e comunicação visual, enquanto o curso de Engenharia Civil é mais focado em disciplinas envolvendo cálculo.

Engenharia Civil

Nesta área as responsabilidades dos profissionais não são focadas apenas na construção e planejamento de edifícios, sendo possível a elaboração de estruturas de pontes, rodovias e outros. Durante a graduação o aluno terá contato com assuntos voltadas para o desenho técnico, geotecnia, elétrica, economia, administração e etc.

Diferente do arquiteto, o engenheiro normalmente não estuda tanto assuntos voltados para questões humanas, focando mesmo mais no aspecto técnico.

Arquitetura e Urbanismo

Aqui o profissional não aprende tanto cálculo durante a graduação, e sim questões culturais, estéticas e funcionais, envolvendo principalmente as necessidades do ser humano. O arquiteto é responsável por manejar a dimensão construção, fazendo o possível para aproveitar o espaço da melhor forma possível. Além do mais, eles possuem o conhecimento necessário para verificar se o projeto é viável.

Da mesma forma, cabe a ele o projeto de casas, áreas verdes, ambientes comerciais, estruturas corporativas, mobiliário entre outas. Se o engenheiro trabalha no campo da praticidade dos elementos, cabe ao arquiteto dar uma camada de requinte para o ambiente.

Agora é com você, basta analisar os dois cursos e ver qual se encaixa melhor nas suas expectativas e ambições, conseguindo resolver isso garantimos uma experiência fenomenal. Independente do curso, os dois são maravilhosos e irão mudar a sua concepção e a forma com qual vê a cidade.

Assessoria de Comunicação – UniFCV

,tiktok takipçi satın al