Nesta quarta-feira (04) ocorreu na UniFCV o “encontro com o mercado de trabalho”, evento da instituição que busca aproximar o aluno e as empresas de Maringá. Esta edição será voltada para os alunos do 1º semestre de Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Design Gráfico. Representantes da empresa Elotech deram palestras e tiveram contato direto com os alunos, passando para eles as demandas do mercado e o que as empresas buscam nos novos funcionários.

Segundo a analista de recursos humanos da Elotech, Taís de Oliveira Servilha, a principal busca em um funcionário é um perfil que seja compatível com os valores da organização, e claro, comprometido e em busca do aperfeiçoamento pessoal: “Buscamos num candidato um perfil que condiz com a nossa cultura e nossos valores, ou seja responsável, autogerenciável, comprometido e que tenha um desejo forte de se desenvolver. Para se tornar atrativo deve possuir as seguintes características: inovador, criativo, proativo, com boa capacidade para trabalhar em equipe, além de resiliente e humilde”, afirma Taís.

Outro assunto debatido foram as ações para a retenção de talentos, pois não basta encontrar um bom funcionário, é preciso fazer com que ele fique na empresa. Para falar sobre esse assunto a Daniele Oliveira, do setor de RH da Elotech, subiu ao palco e comentou algumas estratégias e como a empresa as aplica: “Temos práticas de gestão de pessoas que incentivam o nosso colaborador a ser cada dia melhor. Essas ações estabelecem um laço de confiança entre as partes que é de extrema importância. A partir do momento em que o indivíduo gosta do que faz, se sente bem no local de trabalho naturalmente não há necessidade específica de uma prática de retenção pois ela acontece todos os dias”, afirma a analista de recursos humanos.

Essa é a visão das empresas sobre o mercado, mas e os estudantes? Bem, para o aluno de ADS, Gildo Júnior, as oportunidades são fascinantes e vastas, principalmente aqui na cidade: “Acho que Maringá está crescendo muito na questão tecnológica, então isso é muito bom para o profissional de TI, estão implantando várias empresas de diversos segmentos. Sabemos que o setor está em crescimento no mundo inteiro, e Maringá está acompanhando essa tendência. Eu vejo muitas oportunidades já que a procura está crescendo, quando entramos em um site de busca de empregos encontramos várias vagas”

Contudo, conforme a demanda cresce, as exigências também, por isso o desafio é cada vez maior, para chamar atenção é necessário se especializar, fazer mais do que o pedido para se tornar um funcionário de destaque, é assim que pensa Gildo: “A gente tem se esforçado ao máximo para se profissionalizar e buscar uma área mais específica de atuação para ser atraente às empresas, porém não é fácil, já que a exigência tem aumentado. Hoje em dia elas querem profissionais experientes em diversas áreas, então buscamos através de cursos e palestras, que a própria UniFCV disponibiliza, se atualizar e acompanhar as demandas do mercado”, comenta Gildo.

A busca pelo aprendizado deve ser constante, por isso precisamos ter em mente que a graduação nunca é o fim, apenas um novo começo. Buscar por cursos de especialização, pós-graduações, workshops e afins são umas das várias formas de se manter atualizado com as novidades da área, e melhorar ainda mais o seu currículo.

Assessoria de Comunicação – UniFCV.