“O futuro é tecnológico e propor essas experiências aos estudantes contribui não só com a formação deles, mas com a adaptação da docência aos avanços nessa área”, diz professor

Alunos do segundo semestre do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do UniCV vivenciaram na semana passada uma aula imersiva no metaverso. Sob a orientação do professor Juliano Olímpio Lima, responsável pela disciplina de Sistemas de Informações Gerenciais, os estudantes foram levados a um cenário virtual inovador que promete redefinir o ensino e aprendizagem.

Sala de aula no metaverso permitiu que alunos acompanhassem de casa as atividades usando seus avatares

Para possibilitar a aula no ambiente virtual, a instituição contratou uma ferramenta própria de uso do metavervo. Professor Juliano contou que foi simulada uma sala de aula com todos os seus recursos e os alunos puderam participar de casa usando seus avatares.

“Foi um ambiente totalmente novo tanto para mim quanto para os alunos, mas uma experiência enriquecedora. Vejo potencial nesse modelo. Em especial por fornecer ferramentas que podem substituir as que utilizamos em sala de aula presencial, não deixando lacunas para falta de recursos”, disse o professor.

“Ainda assim há um caminho a ser percorrido, com melhorias e ajustes, como esperado de qualquer ferramenta inovadora em um campo tão amplo”, seguiu Juliano, ao completar: “O futuro é tecnológico e propor essas experiências aos nossos alunos contribui não só com a formação deles, mas com a adaptação da docência aos avanços nessa área.”

Para o estudante Felipe dos Santos, que viveu a experiência do metaverso pela primeira vez, a aula ministrada no ambiente virtual foi dinâmica e quebrou a monotonia da sala de aula presencial. “Eu acho que deu para aproveitar bastante”, afirmou. Mas observou que a concentração do aluno é maior na aula presencial.

Leonardo Gabiato Catharin, coordenador dos cursos de Tecnologia da Informação no UniCV, esclareceu a proposta da instituição em relação à adoção do metaverso. Ele enfatizou que, assim como a Inteligência Artificial, o metaverso é uma tecnologia emergente que ainda está amadurecendo. Trazer essa tecnologia para a academia visa permitir que os alunos se familiarizem com as tendências inovadoras antes mesmo de sua consolidação. “Queremos ofertar para os alunos a experiência antes mesmo dela ser consolidada. Se um dia ele tiver de lidar com esse universo, vai estar preparado e sabendo como agir”, afirmou Catharin.

Conforme o diretor acadêmico, Alex Alves, “a experiência imersiva no metaverso no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas destaca-se como um passo a mais do UniCV em direção a um futuro educacional moldado por inovações digitais, capacitando os seus alunos para enfrentar os desafios de um mundo em constante evolução tecnológica.