A realização fez parte da programação da 2ª Inova Week Maringá; estudantes e pessoas da comunidade viveram a experiência

Dezenas de estudantes e membros da comunidade participaram do 1º Metaverso Experience do UniCV, que ocorreu na noite desta quarta-feira, (18). O evento foi realizado em colaboração com a startup maringaense XSpaces, como parte da programação da 3ª Semana de Inovação de Maringá, a Inova Week Maringá. O Smart Space, braço de inovação do UniCV, foi o organizador do evento.

Com o uso de óculos de realidade virtual aumentada, estudantes puderam mergulhar em um ambiente de metaverso

Ricardo Matiello, CEO da XSpaces, compartilhou que o objetivo principal era proporcionar aos alunos a oportunidade de experimentar o futuro. Durante o evento, os participantes tiveram a chance de usar óculos de realidade virtual aumentada e mergulhar em um ambiente de metaverso. Nesse ambiente virtual, eles enfrentaram um desafio proposto pelos organizadores: criar um desenho que representasse um professor ou a educação.

Matiello destacou que a tecnologia empregada já é utilizada por grandes empresas em todo o mundo para permitir que as pessoas colaborem virtualmente, independentemente de suas localizações físicas. Ele enfatizou que a intenção do evento era mostrar aos alunos que ferramentas avançadas estão acessíveis, apesar de parecerem distantes. “Essas ferramentas permitem o desenvolvimento de protótipos em 3D, sem os custos associados a materiais físicos ou limitações geográficas e aqui mesmo em Maringá já estão disponíveis”, esclareceu.

Alunos da instituição e profissionais do mercado elogiaram a experiência. Ana Priscila da Silva, estudante de Arquitetura e Urbanismo, expressou seu entusiasmo com a homenagem aos professores e a experiência imersiva no metaverso. Ela enfatizou a sensação de estar dentro do ambiente virtual, onde tinha todas as ferramentas necessárias para criar um desenho 3D à sua disposição. “Eu tinha tudo à minha mão para realizar a tarefa proposta, mas nada era concreto. Eu desenhei no ar, usando pinceis, tintas…tudo parecia real. Ou pelo menos daqui para frente vai ser”, exclamou a estudante, que elogiou a iniciativa afirmando que foi “cativante”.

“Foi cativante”, diz Ana Priscila, estudante de Arquitetura

Leandro Castilha, professor de Zootecnica, participou da experiência de metaverso pela primeira vez e viu um grande potencial para aplicá-la em sua área de atuação. Ele mencionou a possibilidade de realizar atividades de instrução, orientação e treinamento à distância, particularmente importante em setores com restrições sanitárias.

Matheus Vinícius Teodoro, estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, apreciou a imersão proporcionada pelos óculos de realidade virtual aumentada. Ele ficou impressionado com a realidade virtual e a interatividade, destacando a complexidade de criar um desenho tridimensional no ambiente virtual. “Parecia tudo tão realista. Tanto que em um momento foi tirada uma self comigo e eu parei para entender o que estava acontecendo. Era um celular dentro daquele ambiente tirando a self”, contou o estudante.

O evento foi concebido como parte da Semana de Inovação de Maringá, com o propósito de familiarizar os alunos com o metaverso e estimulá-los a refletir sobre o futuro de suas profissões. “A adesão significativa dos alunos ao projeto reflete a importância de iniciativas que promovem a inovação e a imersão tecnológica”, assinalou a coordenadora do Smart Space-UniCV, Camila Chirnev.

“A adesão significativa dos alunos ao projeto reflete a importância de iniciativas que promovem a inovação e a imersão tecnológica”, salienta Camila Chirnev (esq.)

Para a Camila, o aprendizado em inovação durante o ensino superior tem se tornado indispensável nos dias atuais. “O fomento em tecnologia e inovação durante a faculdade são alguns dos recursos mais importantes para a formação acadêmica, pois prepara os estudantes para os desafios desta nova era digital”, finaliza a coordenadora.