Faltam poucos dias para a prova do ENADE 2022. No próximo domingo (27), estudantes do ensino superior de todo o Brasil realizarão o exame, que tem como principal objetivo avaliar os cursos de graduação do país e o nível de capacitação profissional dos participantes.

Por isso, é de extrema importância que o teste seja realizado com dedicação, já que um resultado positivo para a instituição de ensino que será representada por você, é capaz de destacar sua formação e agregar mais valor ao seu diploma.

Confira agora algumas informações e dicas de estudo para o ENADE:

A prova conta com 40 questões no total, sendo 35 delas objetivas e 5 dissertativas. Dentre as de múltipla escolha, 8 tratam sobre conhecimentos gerais, como pautas sociais, atualidades, política, ética e cidadania; e 27 são relacionadas à área de formação do estudante.

As questões objetivas possuem a mesma estrutura: base – podendo ser um texto, figura, gráfico, charge -, enunciado e, abaixo, as alternativas. A base, como o próprio nome sugere, irá contextualizar o assunto do qual a pergunta se trata. Já o enunciado é o fragmento da questão onde consta o que é exigido que o candidato responda, em outras palavras, a pergunta final. As alternativas são as opções de respostas disponíveis, sendo apenas uma correta entre A, B, C, D e E.

É importante ressaltar que o objetivo do ENADE é avaliar a competência e a qualificação para o exercício profissional do aluno. Em razão disso, a prova não costuma ter aquelas questões com “pegadinhas”, que acabam prejudicando o candidato por conter contradições disfarçadas que muitas vezes passam despercebidas. O exame é conhecido por ser claro e direto.

Para aproveitar o tempo da melhor forma, opte por resolver primeiro as questões mais fáceis, que você sabe a resposta sem precisar raciocinar muito. Deixe as que ficar com dúvidas para o final.

Outra dica na hora de resolver a prova é eliminar de início as alternativas que fogem do assunto tratado ou que se mostrem obviamente erradas, assim, fica mais fácil escolher a opção correta considerando apenas 2 alternativas, por exemplo.

Focando agora nas 5 questões discursivas, que exigem uma resposta escrita, também é necessário destacar alguns pontos.

Geralmente, essa parte da prova requer um tempo maior para resolução, devido à necessidade de planejar uma resposta que consiga expressar suas ideias de forma organizada e condizente ao que o enunciado solicita. O aluno deve discorrer sobre um determinado contexto, com base na teoria do curso e das disciplinas estudadas.

O primeiro passo é identificar diretamente o assunto principal e a situação ou problema exposto. Fique atento(a) para o comando presente no enunciado, ele pode aparecer como “justifique”, “cite”, “exemplifique”, etc. Para evitar a anulação da questão, siga a estrutura adequada ao que se pede.

Faça um esboço da estrutura de sua resposta, considerando introdução, desenvolvimento e conclusão – mas de forma reduzida, pois não deve ultrapassar as linhas disponibilizadas. A linguagem utilizada na argumentação deve sempre seguir a norma padrão e formal. Cuide para não haver repetições de termos e jamais use gírias.

Por fim, lembre-se de corrigir o rascunho da prova antes de passar a limpo na versão definitiva, onde não são permitidas rasuras.

Para que você fique ainda mais seguro quanto à estrutura da avaliação, sugerimos que acesse às provas dos anos anteriores disponíveis no site oficial do exame e tente resolvê-las, como um simulado.

Se esse conteúdo te ajudou, compartilhe com os demais colegas de classe para que todos tenham um bom desempenho no ENADE. Bons estudos!

Texto por Lara Beatriz Arantes