UniFCV realiza Congresso Online de Educação e Desenvolvimento Social

O congresso ocorrerá do dia 19 a 23 de outubro e reunirá integrantes da área de educação da Graduação e Pós-graduação, tanto presencial como EAD, para debaterem os desafios da profissão.

No ano de 2020, em razão das vicissitudes, conhecidas por todos, a educação, assim como toda a sociedade, de maneira estratégica, precisou contornar problemas. Uma das ações foi a implantação do ensino remoto em todos os níveis de escolarização, seu impacto gerou dúvidas e suscitou debates.

Diante disso, e inserindo-se no debate, o Congresso de Educação e Desenvolvimento social, apresenta como proposta a integração entre os cursos presenciais e EAD de graduação e Pós-graduação, bem como professores, gestores educacionais e profissionais da área de educação. As discussões serão divididas em seis eixos: (1)Educação, Comunicação e Tecnologias; (2) Gestão Escolar, Planejamento Docente e Avaliação; (3) Ensino-Aprendizagem: Práticas pedagógicas; (4) Alfabetização: Leitura e Escrita; (5) Educação e Educação Especial: fundamentos Vigotskyanos e (6) Políticas Públicas no Brasil e Educação.

A diretora de Pós-graduação da UniFCV, Professora Marcela Favero, comenta que os aprendizados obtidos durante a pandemia, referente às dinâmicas de aula online, foram indispensáveis para a elaboração do congresso: “Nós aproveitamos todo o desenvolvimento que tivemos durante esse tempo da pandemia para pensar um modelo de congresso que pudesse funcionar no remoto. Isso tornou-se extremamente interessante, pois podemos ofertar para os alunos do EAD um congresso com grandes nomes”.

Com o evento buscamos a integração entre os diferentes alunos da UniFCV, em especial, os que cursam Pedagogia, reuni-los em um só congresso, para que possam trocar ideias acerca da temática, Educação e Desenvolvimento Social é o nosso intuito. “Promover a integração entre os polos com a sede é um dos objetivos do Congresso. Almejamos que os nossos alunos EAD possam debater temas de relevância para sua formação. Aproximar, ao máximo, os níveis e modalidades de ensino, visando sempre a interdisciplinaridade foi o caminho encontrado, pela equipe organizadora, para garantir que o evento seja significativo para todos os participantes”, afirma a coordenadora do Curso de Pedagogia presencial e EAD e mediadora do evento, professora Elaine Rodrigues.

Ainda sobre a integração da comunidade EAD e Presencial, Marcela Favero comenta que a área de educação é uma das mais procuradas na Pós-graduação, fazendo do evento um ponto de encontro para diferentes alunos: “A área de educação da Pós-graduação é a área com o maior número de alunos, segmento em que o EAD é muito forte, fazendo com que faça muito sentido fazermos o congresso tanto para o presencial como para o EAD”.

A educação na atualidade

Uma das principais características do curso de Pedagogia é a volatilidade dessa graduação. O aluno que optou pelo curso precisa ter em mente que as práticas exigem uma atualização constante, somado com a necessidade de uma busca incessante pelo conhecimento para além das paredes da sala de aula. Participar de congressos, conversar com profissionais, viver no ambiente de educação, são todas alternativas que devem ser incorporadas, e que não se encerram com um diploma.

Buscamos com o Congresso ampliar os horizontes dos alunos, e proporcionar essa experiência, ainda mais quando contamos com, não só, excelentes palestrantes, mas também com estudantes do todo o Brasil, com diferentes bagagens culturais. “É fundamental que toda a comunidade educacional debata o tema proposto pelo Congresso. O Desenvolvimento social não se faz sem sujeitos capazes de interferir e impactar os locais nos quais habita ou trabalha. Esses sujeitos são forjados por uma educação crítico-reflexiva. Todos os palestrantes foram escolhidos por terem competência e autoridade sobre o assunto”, afirma Elaine, a coordenadora de Pedagogia presencial.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo link https://bit.ly/2F1841Z. O congresso será transmitido pela nossa conta do Youtube do dia 19 a 23 de outubro, sempre a partir das 17hs.