Reitor José Carlos Barbieri (de paletó) e diretores da instituição descerram a placa de inauguração

O UniCV – Centro Universitário Cidade Verde inaugurou ontem (14/03) as novas instalações do seu Núcleo de Atendimento à Comunidade (NAC), oferecendo serviços gratuitos em oito áreas à população de Maringá e região. O espaço funciona como campo de estágio supervisionado para os estudantes, proporcionando experiência prática aos futuros profissionais.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do arcebispo metropolitano, Dom Frei Severino Clasen, que abençoou o local, além de diversas autoridades e líderes locais, diretores e coordenadores da instituição. Representantes dos poderes municipal, estadual e federal, assim como de entidades como OAB, conselhos regionais de Psicologia, Fisioterapia e Contabilidade, Acim, Codem e Procon, entre outros, prestigiaram o evento.

O reitor, em seu discurso, destacou o crescimento da instituição ao longo de 19 anos, ressaltando o compromisso com a qualidade. Ele explicou que o novo espaço é parte do projeto de expansão, que visa atingir 100 mil alunos, incluindo Educação Presencial e a Distância, ainda este ano.

O vereador Sidney Telles, representando a Câmara Municipal, parabenizou a instituição e expressou seus votos de sucesso para os serviços de extensão à comunidade, especialmente para os mais necessitados. A secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Maria Elizabeth Dumont Negrelli, em nome do prefeito Ulisses Maria, ressaltou a importância das universidades no atendimento à população, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Serviços

No NAC, serão oferecidos serviços gratuitos nas áreas de Psicologia, Direito, Fisioterapia, Nutrição, Biomedicina, Estética, Educação Física, Serviço Social, Contábil e Fiscal. O espaço abriga o Núcleo de Serviços de Saúde (NSS), o Núcleo Aplicado de Psicologia (NAP), o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) e o Núcleo de Atenção Social (NAS).

O investimento nas novas instalações foi de R$ 1 milhão, representando um significativo crescimento em relação ao espaço anterior. Estima-se que cerca de 600 estudantes utilizem o local para aplicar na prática o conhecimento adquirido em sala de aula.

Com a ampliação, a capacidade de atendimento à população também aumenta. Somente no NAP, aproximadamente quatro mil atendimentos foram realizados em 2023, enquanto no NPJ foram 660 atendimentos nas áreas cível, previdenciária, penal, fiscal, tributária e do consumidor.

A expansão do NAC foi necessária para atender à crescente demanda por práticas estudantis, resultante do aumento no número de alunos matriculados. Enquanto os alunos adquirem experiência prática, sob supervisão de professores, a comunidade se beneficia dos atendimentos gratuitos em diversas áreas.

Para ser atendido no NAC, é necessário passar por triagem social. O Núcleo está localizado na avenida Carneiro Leão, nº 756, e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h. Para agendar atendimentos, os interessados podem entrar em contato pelo telefone [44] 3033-4223.

Fase dois

A segunda fase das obras no NAC continuará até metade do ano, incluindo a construção de uma piscina para atividades de hidroterapia e hidroginástica, além da cozinha experimental do curso de Nutrição. Os atendimentos nesses setores começam no segundo semestre deste ano, oferecendo práticas profissionais específicas para os alunos e ampliando o atendimento à comunidade no campo da saúde.