O Curso de Fisioterapia do UNICV, por meio do Projeto Integrado em Saúde, tem levado uma série de atividades de prevenção e promoção da saúde a Unidades Básicas de Saúde (UBS), centros de educação infantil (CMEIs) e escolas do Ensino Fundamental.

De acordo com a necessidade de cada local, são traçadas estratégias que incluem palestras, educação em saúde e intervenções para mudar hábitos e melhorar a qualidade de vida tanto de adultos quanto de crianças. Esse trabalho faz parte do Projeto Integrado em Saúde, que será desenvolvido durante todo este semestre, preparando os alunos dos quartos e quintos semestres para os estágios que iniciarão no próximo ano.

Sob a coordenação das professoras Priscila Ameida Inhoti e Fernanda Chagas Bueno, as atividades foram desenvolvidas nesta semana no CMEI Sebastião Câncio de Oliveira e na Escola Municipal Olinda Dias Pereira, em Sarandi. Nesses locais, os estudantes trabalharam o desenvolvimento da coordenação motora das crianças por meio de atividades recreativas e também abordaram a importância da hidratação corporal, distribuindo garrafas de água e incentivando a ingestão de água entre os escolares.

Segundo o coordenador do curso de Fisioterapia, Jusciliano Boaretto, o Projeto Integrado em Saúde reúne o conhecimento de várias disciplinas e é fundamental para que os alunos desenvolvam a prática de acordo com a realidade encontrada em cada comunidade.