Ambas instituições foram agraciadas com  1º lugar no Prêmio “Práticas Inovadoras em Educação 2023”, do Sinepe-NOPR

Na manhã desta quinta-feira (07/11), o Centro Universitário Cidade Verde (UniCV) e o Colégio Áxia, ambos pertencentes ao mesmo grupo educacional, foram agraciados com o 1º lugar nas categorias de Educação Superior e Ensino Médio, respectivamente, no Prêmio “Práticas Inovadoras em Educação 2023”. A distinção foi promovida pelo Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino Noroeste do Paraná (Sinepe-NOPR).

Da esq. p/ dir.: Camila Chirnev (coordenadora do Smart Space), Marcela Favero (diretora de Pós-graduação e Pesquisa) e Elaine Rodrigues (coordenadora de Pedagogia), responsáveis pelo projeto “Jogos Pedagógicos”

A cerimônia de entrega dos prêmios ocorreu na sede do Sindicato e reconheceu as instituições associadas que se destacaram pela implementação de práticas inovadoras em seus programas educacionais. A premiação abrangeu diversas categorias, como Educação Infantil, Ensino Fundamental – anos iniciais, Ensino Fundamental – anos finais, Ensino Médio, Educação Profissional e Educação Superior.

O Prêmio, que visa enaltecer o diferencial de instituições que se destacam na aplicação de métodos inovadores, permitiu que escolas e faculdades submetessem projetos desenvolvidos entre os anos de 2019 e 2022. Os subtemas abordados incluíram Inovação em Sustentabilidade, Inovação em Inclusão, Inovação Pedagógica, Inovação na Relação Família e Escola, e Inovação em Gestão Educacional.

O UniCV conquistou a primeira posição na categoria de Educação Superior com o Projeto “Jogos Pedagógicos”. Desenvolvido pelo curso de Pedagogia em parceria com o Smart Space, espaço de inovação e empreendedorismo da instituição, o projeto visa estimular a criatividade e o empreendedorismo entre os estudantes de Pedagogia, Matemática, Educação Especial, Psicopedagogia e Psicomotricidade.

Diretor do UniCV e do Colégio Áxia, Alex Alves, recebe um dos prêmios da instituição

O projeto desafia os alunos a desenvolverem jogos matemáticos que dinamizem o processo de ensino-aprendizagem para os estudantes do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). Integrando conceitos matemáticos, elementos lúdicos e criatividade, aliados ao potencial comercial, o projeto se destaca pela abordagem inovadora.

Na categoria de Ensino Médio, o Colégio Áxia foi laureado com o primeiro lugar pelo projeto “Feira de Negócios”. Este projeto busca desenvolver a criatividade e o espírito empreendedor entre os estudantes da primeira série, abrangendo temas como projeto de vida, projetos sociais, educação financeira, comunicação e redes sociais.

Conduzidos pelos professores, os alunos organizaram uma feira de negócios, envolvendo desde a criação dos produtos até a comercialização dentro do colégio. Destaque para a criação da moeda social “dóxia”, cuja arrecadação de quase 2 mil reais foi revertida em produtos para entidades assistenciais de Maringá.

O reitor José Carlos Barbieri expressou sua satisfação ao receber os dois troféus, destacando que o prêmio reconhece iniciativas inovadoras que se alinham à proposta educacional da instituição. “Essa busca incessante pela inovação visa formar indivíduos capazes de pensar de forma ampla e encontrar soluções para os desafios do mundo pós-moderno”, disse ele.

A coordenadora do curso de Pedagogia, Elaine Rodrigues se mostrou feliz com a conquista e informou que o projeto “Jogos Pedagógicos” impactou mais de 10 mil alunos de todo o Brasil, das modalidades de ensino presencial e a distância no UniCV. Segundo ela, o reconhecimento demonstra que práticas inovadoras não precisam ser complexas, mas exigem “ousadia, e podem de forma simples, trazer bons resultados”.