Alunos que se destacaram saíram com bolsa integral de estudos e colocação de estágio em empresa maringaense de tecnologia da informação

Estudantes do curso visitaram a instituição ao lado de representantes da Promec, antes do recebimento dos certificados

No último sábado, dia 9 de novembro, um novo ciclo de aprendizado se encerrou para quarenta jovens atendidos pela Promec – Proteção ao Menor Carente de  Sarandi. Eles concluíram o curso de introdução a Web Design oferecido gratuitamente pelo Centro Universitário Cidade Verde (UniCV), por meio de convênio existente com a entidade, que propicia tanto a realização desse projeto de extensão como de vários outros.

Os alunos receberam os certificados do curso de 48 horas das mãos do reitor José Carlos Barbieri, da diretora de Extensão, Luzia Deliberador, do presidente da entidade,  Padre Décio Valdevino Marques e da coordenadora  Marilza Bueno. Durante a solenidade, todos eles ressaltaram a oportunidade de estudo encontrada por estes jovens e frisaram a importância da educação como meio de transformação de vidas.

Comemoração

Além da certificação, também foi comemorado o fato de nove alunos já saírem do curso com contrato de estágio firmado com a Digimax – parceria do projeto – e de outros três terem conquistado bolsa de estudo integral de graduação do UniCV, pelo melhor desempenho apresentado no curso. São eles: Jean Carlos Rodrigues Caetano, Thiago Ribas de Jesus Pereira e Kauê Sílvio Custódio.

O reitor do UniCV destacou que o projeto é um estímulo aos jovens para acreditarem em novas perspectivas de vida. “O conhecimento abre portas e transforma pessoas. Queremos que acreditem sempre na força da educação, no potencial de vocês e que não parem de estudar”, disse aos jovens.

Padre Décio enfatizou a importância das parcerias para ampliar as possibilidades dos jovens da Promec e pediu que estes “nunca percam a sensibilidade humana e o olhar social”, enquanto a diretora de Extensão, Luzia Deliberador, se mostrou feliz pela concretização de mais um projeto. Ela enalteceu o esforço dos alunos e agradeceu às parcerias.

Segundo ainda o professor responsável pelo curso, Leonardo Catharin, coordenador dos cursos de TI do UniCV, a troca de conhecimentos, as partilhas e a cooperação se tornaram elementos centrais durante o curso, “fortalecendo não apenas habilidades técnicas, mas também as habilidades interpessoais”.

Estágio garantido

Quanto aqueles que ocuparão vagas de estágio na Digimax, Douglas Cardoso, dono da empresa, ressaltou o lado positivo: “são jovens que agarram as oportunidades com muita força; nós conseguimos ver isso empreendido no trabalho, o que contribui muito com a empresa”.  Ele ainda completou afirmando que a proposta de sua empresa é atuar com pessoas sem experiência no mercado de trabalho, prepará-las e depois ver a evolução em suas vidas. “Quando um jovem coloca no currículo que passou pela Digimax, outras portas se abrem e é este o nosso desejo para o grupo que sai desse projeto.”

O projeto recebeu apoio da Digimax, do Bolo da Madre, representado na oportunidade pela empresária Sandra Baquette, e da Prefeitura de Sarandi, responsável pelo transporte dos estudantes. Contou ainda com a cooperação dos estudantes de Engenharia de Software Gustavo Reginato da Silva, Isadora Gobira Benner, Murilo França da Silva e Vinícius Maier Lúcio, que atuaram como instrutores, e dos ex-alunos do curso no de 2022, Gabriel Nascimento Andrade e Andrew da Silva Job, hoje estudantes de graduação no UniCV, que atuaram como monitores da nova turma.