Bolsas de estudo em cursos de graduação incentivam o esporte por meio da educação. Parceria com a Associação Maringaense de Handebol beneficia dez atletas da categoria juvenil

Há quase três anos, dez atletas da Associação Maringaense de Handebol (AMH) conciliam os treinos na modalidade esportiva com as aulas de graduação no Centro Universitário Cidade Verde (UniCV), em Maringá-PR. Os jovens são bolsistas em diversos cursos da instituição, a partir de uma parceria que incentiva o esporte por meio da educação. As dez bolsas de estudo disponíveis em cursos do ensino superior do UniCV são de 100%.

Foto: Jaqueline Galvão/LHP

O atleta Gustavo Damaceno, de 20 anos, é um dos bolsistas por meio da parceria. Ele cursa o terceiro ano de fisioterapia. “Graças a essa parceria, posso dizer que o esporte mudou e beneficiou muito a minha vida e que me proporcionou e proporciona muitas oportunidades. Por isso, continuarei me dedicando a minha formação acadêmica e jogando, para representar a nossa cidade e aos nossos patrocinados, que tanto nos apoiam no esporte”, reforça.

A tradição em unir o ensino com o esporte é comum nos Estados Unidos. O programa educacional norte-americano denominado como “Bolsa Atleta” incentiva a prática esportiva desde a infância. No entanto, as bolsas são por mérito esportivo e o atleta disputa processo seletivo para concorrer a diferentes descontos nas mensalidades.

O reitor do UniCV, José Carlos Barbieri, sempre diz que mais que formar profissionais, a instituição forma cidadãos e o apoio ao esporte é uma maneira de contribuir com a sociedade. A instituição apoia atletas não só em Maringá como em algumas cidades onde tem polos de Educação a Distância.

Segundo a diretora da Associação Maringaense de Handebol, Elcia Picollo, os bolsistas são jovens que acabaram de sair do ensino médio, mas também que terminaram o terceirão há anos e não tiveram oportunidade de ingressar na faculdade.

“A parceria de formação educacional dos nossos atletas de handebol com o UniCV é fantástica, porque ajuda no desenvolvimento integral deles em uma instituição de referência, reflete na carreira esportiva e ainda contribui com a inserção no mercado de trabalho”, destaca Elcia.

Em contrapartida, o técnico de handebol acrescenta que a parceria também agrega valor na divulgação da marca UniCV no cenário esportivo nacional, uma vez que os uniformes de jogo carregam a logomarca da faculdade – que tem mais de 700 polos de Educação a Distância espalhados pelo Brasil, Espanha, Portugal, Inglaterra e Japão.

História
A Associação Maringaense de Handebol (AMH) foi fundada em 05 de fevereiro de 1987, com o objetivo de fomentar a modalidade esportiva no município, estado e no país. Atualmente, na categoria masculina, a entidade é a maior vencedora de títulos dos Jogos Abertos do Paraná (JAPS) e da Liga Paranaense de Handebol (LHPR). Os treinos das equipes locais acontecem no ginásio Chico Neto todas as segundas, quartas e quintas-feiras, das 18h às 19h30.

Outras informações no site: www.handebolmaringa.com.br.