Dicas de organização dos estudos para os calouros

Você acabou de entrar na faculdade e já se sente um pouco perdido? Isso é algo perfeitamente normal, pois embora o ensino médio promova um bom ritmo de estudo na preparação para o concurso vestibular, a vida acadêmica é bem diferente.

No ensino superior não costumam existir apostilas com os conteúdos “mastigados”, ou seja, prontinhos para serem estudados, mas ao invés disso os docentes da academia disponibilizam as referências bibliográficas e o aluno é o protagonista do aprendizado, é ele quem precisa ir atrás do material e do conhecimento, principalmente em se tratando do ensino presencial, já que o EAD possui um outro formato.

Mas não se assuste, logo você “pega o jeito”, se adapta à nova rotina e acaba conhecendo as características de cada professor, dos sistemas de avaliação e da própria Instituição de Ensino, como bibliotecas, laboratórios e outros espaços de estudos. E para ajudar a tornar sua vida acadêmica mais promissora e com resultados, o UniCV preparou algumas dicas importantes para vocês organizar sua rotina de estudos e com isso ter um ótimo aprendizado e rendimento.

Veja algumas das principais dicas de organização de estudos

1. Cronograma e Metas
Antes mesmo de dar início aos estudos propriamente, é de suma importância ter em mãos e em lugar de fácil consulta, um cronograma das aulas e datas das avaliações, entregas de trabalhos, demandas de leituras, etc. Pois a partir dele inicia a sua organização para os estudos e o planejamento, afim de que todo o conteúdo das disciplinas disponíveis seja estudado durante o semestre, de forma equilibrada, sem sobrecargas, sem gerar qualquer tipo de stress, ansiedade, com espaço para atividades físicas, lazer, etc.
Estabeleça metas. Determine o conteúdo que irá estudar em determinado dia e tente cumpri-lo. É possível estabelecer objetivos diários, semanais ou mensais. Defina quanto tempo você tem para estudar e divida os conteúdos por capítulos, ou seja, ao invés de estudar seis capítulos de uma vez, leia dois por dia, por exemplo. Essa divisão ajuda a acompanhar o progresso e observar o conteúdo que ainda necessita de reforço.

2. Planejamento
Comece classificando as disciplinas em níveis (Fácil, Média e Difícil). Faça uma tabela com os dias da semana e distribua as horas que irá se dedicar a cada disciplina, aumentando a carga horárias daquelas que possui maior dificuldade. Evite a procrastinação, colocando as que você menos gosta ou tem menos afinidade na lista das primeiras a serem estudadas, isso vai ajudar a diminuir a sua ansiedade, e trazer uma sensação de dever cumprido, ou seja, você “se livra” de uma vez daquelas que mais incomodam.

3. Organização do material
Após o planejamento, reserve um dia apenas para separar os textos que precisa ler. Tenha uma pasta digital separada por nome da disciplina e bimestre para armazenar os livros e artigos em pdf. Quanto mais organizado forem esses arquivos, mais fácil será o acesso e a clareza do que precisa ser estudado. Se você prefere estudar diretamente nos livros, abra um arquivo no Word por disciplina, e coloque o nome do livro, as páginas que precisa estudar e todos os arquivos que serão necessários. Da mesma forma, se preferir imprimir textos, separe em plásticos devidamente etiquetados por disciplina e organizados em uma pasta. Mantenha todo o material guardado em um único local, assim você evita perder tempo procurando aonde você deixou.

4. Crie uma rotina e faça check list
Se possível, procure estudar em horários de maior rendimento, de acordo com o seu relógio biológico, pois cada pessoa tem horas específicas de maior produtividade. Escolha um local calmo, silencioso. Caso isso não seja possível, adquira um tampão de ouvidos para ajudá-lo. Configure o celular para não tocar ou emitir sons, assim como também prepare o ambiente para que não seja interrompido ou te cause qualquer distração. Isso fará com que estude mais em menos tempo, resultando em maior rendimento e concentração. É importante também checar se o planejamento está sendo cumprido, fazer anotações e observações em cada tópico planejado, tais como lembrete de pontos que precisam de reforço, entre outros.

5. Faça revisões e resumos
Diferente da famosa “decoreba”, que faz com que você memorize um assunto por um tempo limitado, seja para fazer uma prova ou discursar em uma palestra e esqueça logo em seguida; para haver aprendizado é necessário um contato constante com o conteúdo. A memorização acontece quando você realmente domina a matéria, e isso geralmente acontece de forma gradual, necessitando para isso constantes revisões. Outro ponto de destaque e que gera muitos resultados, é fazer resumos, porém utilizando as suas próprias palavras. Uma espécie de “tradução” dos termos complexos em uma linguagem mais simples, ou que faz parte do seu vocabulário cotidiano. Uma forma de trazer uma explicação para si mesmo, por meio da escrita e que ajudará a aprender e a memorizar.

E para finalizar, cuide da sua saúde. Reserve tempo para se divertir, exercitar-se, faça alimentações saudáveis e priorize uma boa noite de sono.