A economia solidária é uma forma diferente de produzir, trocar e vender. O Projeto Esperançar, fruto do Smart Space da UniFCV, tem o intuito de capacitar, apoiar e orientar o aluno que teve que iniciar seu negócio por necessidade. Somos uma Instituição de ensino engajada nas necessidades da comunidade, desta forma, buscamos proporcionar diversos encontros online com temáticas que ajudarão o aluno a formalizar seu próprio negócio.

Como ponto de partida escolhemos criar um caso hipotético e, a partir dele, debater inúmeras estratégias e possíveis situações para preparar nossos futuros empresários. Ao decorrer dos encontros do esperançar, os alunos acompanharam uma personagem chamada Inês que para ajudar com a renda da família passou a vender doces de abóbora no pote.

Nessa quarta-feira (23), o projeto esperançar teve seu segundo encontro e contou com a presença da Célia Martelli Biazebete, que possui graduação em Ciências Contábeis e mestrado em Administração. A temática do encontro foi “Conhecendo seus custos para formar preço”.

A partir desse exemplo de Inês o encontro fluiu, foram traçados os custos da produção levando em consideração detalhes que vão desde o custo de ingredientes até mesmo o tempo que as bocas do fogão ficaram ligadas para traçar o valor do gás. São coisas pequenas, mas que precisam ser consideradas antes de empreender pois no final o impacto é gigante!

O Projeto Esperançar ainda conta com mais dois encontros para debater sobre o uso das redes sociais para a divulgação do seu negócio e os trâmites necessários para abrir uma empresa. Os dois eventos ocorrerão no decorrer dos próximos meses no Smart Space da UniFCV. Não quer perder os próximos debates? Então fique de olho nas redes da Instituição em @unifcv ou então em nosso site.

O Smart Space

É o nosso espaço de inovação, responsável pelo desenvolvimento de atividades, palestras e workshops para te orientar nessa caminhada rumo ao sucesso empresarial. Nós levamos a inovação a sério, sempre trazendo novas ideias para construirmos juntos. Com ambições do tamanho da nossa determinação!