Oferecer soluções práticas para problemas complexos é o foco da Engenharia, e justamente por isso o profissional da área tem como meta criar soluções para a resolução desses problemas, de forma planejada e viável, considerando as condições técnicas e econômicas.

Para isso é necessário um conhecimento aprofundado de cada projeto para que se estabeleça um planejamento sólido e assertivo. Justamente pelo amplo cenário que envolve diferentes setores, um curso de Engenharia abrange várias disciplinas de exatas, como matemática, química e física, assim como administração, economia, além de matérias específicas sobre tipos de materiais, mecânica, estruturas. Há também os cursos de tecnologia dentro das Engenharias.

Além de existirem cursos diferentes de Engenharia, há ainda as especializações em campos diversos, que trazem as especificidades dos variados segmentos da indústria, construção civil, infraestrutura, transporte, telecomunicações e outros. Também possibilita uma capacitação em outras áreas, como por exemplo na biologia, por meio das engenharias genética e ambiental.

Trata-se de uma profissão indispensável quando se fala em capacidade de inovação, por isso é um caminho estratégico para acompanhar as demandas de tecnologias exigidas constantemente pelo mercado e essenciais para o fortalecimento e ampliação da indústria. Consequentemente, essas atuações geram estímulo à economia de um país.

Conheça os cursos de graduação das Engenharias que o UniCV oferece:

Engenharia Civil

O Engenheiro Civil é o profissional designado a criar e executar projetos de infraestrutura e manutenção, desde obras completas como a construção de um aeroporto, até a reforma de uma pequena residência. Além do papel tradicional voltado à construção civil, a profissão oferece outros setores de atuação, tais como o estudo dos solos e materiais, insolação e ventilação local, definição dos tipos de fundação, etc.
Pode atuar na gestão, liderando equipes, na administração de recursos prediais, entre outros.

Engenharia de Software

O software desempenha um papel central na execução de diversas atividades, podendo atuar em âmbitos como bancos e finanças, educação, transporte, entretenimento, área da saúde, agricultura, indústria, direito, entre outros. Esses sistemas, inclusive, mantêm funcionando os vários serviços eletrônicos e programas sociais de larga escala dos governos, o fornecimento de energia elétrica, as redes de telecomunicações, os serviços de transporte aéreo, os caixas eletrônicos dos bancos, os cartões de crédito, as bolsas de valores e mercadorias, e muito mais.

O curso de Engenharia de Software do UniCV forma profissionais capacitados a operar de forma técnica e analítica no desenvolvimento de softwares e programas que podem ser aplicados em diferentes dispositivos. O aluno tem contato com disciplinas relacionadas à Engenharia e à Matemática e toda a base para projetar, gerenciar e realizar a manutenção de softwares.

Engenharia de Design Digital

Para falar sobre Engenharia de Design Digital é imprescindível mencionar o papel da Arte, principalmente como uma forma de expressar emoções, história e cultura; assim como é importante ressaltar a Tecnologia, que envolve o desenvolvimento de aparelhos que lidam com a distribuição da informação de forma cada vez mais veloz. Isso porquê este setor abrange diretamente as áreas do conhecimento mencionadas.

O curso de Engenharia de Design Digital é uma graduação com titulação de bacharelado, voltada para a formação de profissionais de nível superior, aptos para atuar com a criação e a produção de linguagens e programação visual para os meios online e offline. Esse curso é uma excelente opção para quem se interessa tanto pela área de Engenharia quanto pela de Design, Comunicação e Marketing, e quer se
profissionalizar para ingressar nesse mercado de trabalho.

Engenharia de Manutenção e Diagnóstico Industrial (EAD)

A Engenharia de Manutenção e Diagnóstico Industrial é a área responsável pela identificação e prevenção de falhas, elaboração de planos de manutenção, que visa garantir o bom funcionamento de equipamentos e maquinários de uma empresa, com foco em otimizar recursos.

É um setor que vem se transformando nas últimas décadas e passou de um serviço que era apenas focado em reparos para algo muito mais abrangente, especializado e estratégico, direcionado também para a melhoria dos processos, equipamentos e orçamentos, de modo a oportunizar disponibilidade e confiabilidade dos recursos. Deixou de ser um setor de custo, para se tornar uma vantagem competitiva.

Engenharia de Aplicação (EAD)

O Engenheiro de Aplicação, assim como os demais profissionais das engenharias, é treinado para resolver problemas e conhecer todos os detalhes e processos por trás de uma estrutura complexa. Além disso, é capaz de apresentar soluções práticas, pautadas no conhecimento técnico e científico.

Ele planeja e desenvolve documento de projetos e produtos, com dados sobre detalhes técnicos, especificações, prazos e estimativa de custos, avalia processos e levanta informações para interpretar as necessidades de negócios do cliente.

O UniFCV é uma das poucas Instituições de Ensino Superior do Brasil a oferecer o curso de Engenharia de Aplicação.

Engenharia de Produção (EAD)

O curso de Engenharia de Produção do UniCV habilita o estudante a se tornar um profissional multidisciplinar, focado em implantar técnicas e processos integrados de bens e serviços, trabalhar com outros setores em atividades financeiras, logísticas e comerciais, entender e fazer uso de um planejamento adequado para obras, utilizar tecnologias que visam a redução de despesas, desperdícios, e aplicar a racionalização do custo-benefício, fator fundamental para as organizações.

Seja trabalhando diretamente na produção, onde sua função se destaca por participar da análise e definição da organização, seja no gerenciamento de recursos humanos para dispor dos profissionais corretos nas etapas de trabalho, o Engenheiro de Produção é um profissional diferenciado por garantir às empresas uma implantação e administração dos processos produtivos, seleção de matérias-primas, controle de qualidade de produtos e gerenciamento das operações.

Engenharia de Computação (EAD)

É difícil imaginar uma empresa, de qualquer tamanho ou setor, que não precise de computadores e sistemas para funcionar, além de constantes atualizações e criação de processos de informática mais eficientes.

O Engenheiro de Computação é um profissional com plena capacidade para a realização de projetos de sistemas, visando a produção e a implementação de equipamentos computacionais que podem ser utilizados em diversos setores, o que torna a área bastante versátil. Uma oportunidade promissora para dar início à vida profissional e uma das profissões indispensáveis deste século.

 

Texto por Kaisa Abeche

Revisão: Lara Beatriz Arantes