O evento aconteceu na última quinta-feira, 29, e contou com a palestrante Maracelis Gezualdo, que é mestranda em Gestão do Conhecimento, além de proprietária e diretora da Escola Tuiuti – Educação Infantil e Ensino Fundamental. A live “Gestão escolar: desafios e perspectivas” fez parte do projeto de extensão do curso de Pedagogia, e teve como objetivo debater os temas interdisciplinares e seus desdobramentos acerca do conhecimento necessário para a formação do Pedagogo.

Maracelis possui múltiplas atuações, contando com formação em Pedagogia e Processos Gerenciais, especialização em Educação Especial – TEA (Transtorno do Espectro Autista), especialização em Educação Infantil e mestrado em andamento na área da Gestão do Conhecimento. Na Escola Tuiuti, ela atua há 10 anos e compartilhou por meio da live toda experiência adquirida como gestora escolar.

Ao debater sobre os desafios e perspectivas da educação e do gestor escolar, Maracelis afirmou que: “A instituição reflete o trabalho do diretor (…) O gestor escolar é influência, a sua liderança influencia a todos, de maneira positiva ou negativa.”

Ela enfatizou que o gestor deve estar atento a todos os aspectos da instituição, até os mais diversos detalhes, para garantir que todo o espaço esteja em sintonia e em condições de receber os alunos e o público. Sabemos que uma Instituição de ensino deve ser um ambiente agradável e seguro, tudo isso faz diferença na hora do aprendizado do aluno.

Em meio a todas essas obrigações e preocupações do dia a dia, surge o desafio criado pela Covid-19, que agora também se soma às responsabilidades do gestor. É fato que o coronavírus causou mudanças em todos os setores, mas a área da educação foi uma das que mais sentiram o impacto. Aulas on-line , novos protocolos de segurança, distanciamento social, tudo isso afetou e mudou a forma de aprendizado e passou a ser a realidade das instituições.

“O gestor deve acompanhar de perto todos os índices e verificar a qualidade das aulas presenciais e híbridas”, afirma a palestrante, deixando claro que o acompanhamento do funcionamento da instituição é papel do gestor, e deve ser feito diariamente.

Para ela, precisamos ter a educação como prioridade para podermos avançar. Os desafios e adaptações nunca vão parar de surgir, e o nosso dever é sempre buscar acompanhar o ritmo dos novos tempos, para que continuemos entregando educação de qualidade.