O evento se mostrou particularmente relevante, visto que aconteceu durante o mês de setembro amarelo, dedicado à prevenção do suicídio

O curso de Psicologia da UniCV realizou o IV Simpósio de Prevenção ao Suicídio no último dia 15 de setembro, sexta-feira, abordando com profundidade o “Papel da Psicologia na Promoção da Vida”. O evento ocorreu à noite no Auditório Euro, localizado no campus universitário, e contou com uma significativa participação de alunos e destacados palestrantes convidados.

Dentro do escopo do simpósio, diversos tópicos importantes foram abordados, incluindo a evolução da discussão sobre suicídio, indo desde seu estigma até a atual banalização, bem como a contribuição da Psicologia na abordagem do suicídio e a importância da construção de redes de apoio para fortalecer a prevenção ao suicídio.

Sob a coordenação da professora Michele dos Santos, o evento ofereceu uma palestra e uma mesa-redonda que permitiram aprofundar esses temas críticos. Como convidado especial, o simpósio contou com a presença do psicólogo Felipe de Almeida Mendonça, um renomado especialista em gestalt-terapia e CEO do Instituto Configuração, que ministrou uma palestra sobre “Comportamento suicida e o fortalecimento da rede de apoio”.

A programação foi enriquecida com uma mesa-redonda que trouxe diferentes perspectivas da Psicologia no contexto do suicídio. Nela, participaram três psicólogas de destaque: Tamara Menezes, Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Amazonas e doutoranda em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá, com especializações em psicologia clínica na área de Tanatologia, bem como em psicologia organizacional e do trabalho, além de ser professora universitária; Michelle Amaral, Mestre em Ciências da Saúde pela UEM, psicóloga de alta performance nas áreas esportiva e organizacional, com pós-graduação em terapia cognitiva e comportamental e gestão de pessoas; e Isabela Lunardi, com vasta experiência em psicologia hospitalar, professora universitária e atualmente cursando especialização em Terapia Cognitivo Comportamental.

Esse evento se mostrou particularmente relevante, visto que aconteceu durante o mês de setembro amarelo, dedicado à prevenção do suicídio. “Abordar essa temática é de suma importância dentro do ambiente acadêmico, contribuindo significativamente para a formação dos futuros profissionais de Psicologia e promovendo uma discussão reflexiva e consciente sobre um tema tão relevante para a sociedade”, concluiu a coordenadora do curso de Psicologia e responsável pela organização do simpósio, Michele dos Santos.